Natal terá 60 locais de vacinação no Dia D contra o sarampo

Vacina contra sarampo deve ser tomada por adultos e crianças - Foto: Reprodução/EPTV

Publicidade

O Dia D de vacinação conta o sarampo é este sábado (19), em todo o Brasil, e, em Natal, serão abertas 60 salas de vacinas. A campanha vai acontecer entre as 8h e as 17h e é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Os pais e/ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças.

A vacina trivalente ainda protege contra caxumba e rubéola. Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Nos casos em que houve aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se imunizar novamente.

Todas as unidades de saúde de Natal estarão abertas, além das salas de vacinação localizadas na Clínica do Shopping (Midway Mall) e na Clínica Saúde da Família (cruzamento das avenidas Prudente de Morais com a Bernardo Vieira).

A abertura do Dia D será realizada na Unidade de Saúde de Nordelândia, no Distrito Sanitário Norte I, localizada na Rua José França da Silva S/N, Loteamento Nordelândia, bairro Lagoa Azul, na Zona Norte da capital potiguar.

Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos.

O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo). Passa de pessoa para pessoa através de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar e falar.

Crédito da Foto: Reprodução/EPTV

Fonte: G1 RN

Sair da versão mobile