Sadef traz 12 medalhas do Brasileiro de Natação

Publicidade

Mais uma participação para encher os técnicos de orgulho. “Eu falo para eles que a gente sempre pode melhorar, mas de uma maneira geral, foi uma participação muito proveitosa, com quase todos os nossos atletas melhorando ou mantendo as marcas pessoas, subindo ao pódio, e até quebrando recorde da competição”, avalia Marília de Azevedo, responsável técnica da equipe da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte, que disputou o Brasileiro de Natação, em São Paulo.

Sete atletas subiram ao pódio 12 vezes durante a competição, que reuniu os 317 melhores nadadores do Brasil, classificados para a disputa pelo ranking nacional. Dos 14 recordes batidos na piscina do CT Paralímpico, um foi de um potiguar: Francisco José, nos 100m peito. Ele subiu ao pódio com o xará e também atleta da Sadef: Francisco Avelino, que apesar de ter quase o dobro da idade do colega, 53 anos, mostra que está cada vez mais competitivo. Os dois, José e Avelino, lideram o ranking brasileiro nessa prova.

Outro destaque do Brasileiro foi o revezamento misto 4x50m livre, que a Sadef disputou pela primeira vez, e faturou o ouro, com os atletas Emanuel, Avelino, Késia e Rildene. “Avelino e Rildene sempre formaram revezamento na seleção brasileira, mas a Sadef nunca tinha conseguido reunir 4 atletas para disputarem a prova. Pra completar, veio o ouro, por isso tanta euforia com essa conquista”, diz Pedro Lucas, técnico da Sadef.
A temporada 2019 ainda não terminou para os nadadores. “Os atletas não param.

No próximo mês, uma parte vai para uma competição em Fortaleza e outro grupo menor, dos mais jovens, disputam as Paralimpíadas Escolares. Não tenho dúvida de que 2019 ainda trará mais pódios para a Sadef”, diz Tercio Tinoco, presidente da associação.

Medalhistas da Sadef no Brasileiro

Imagem: Sadef RN

Fonte: Esporte Amador RN

Sair da versão mobile