Atleta de escola municipal se prepara para mais um nacional de atletismo

Publicidade

O ano de 2019 está sendo de vitórias para o aluno atleta Hygor Gabriel Bezerra Borges, de 17 anos, do 9º Ano da Escola Municipal Santos Reis. O atleta da Rede Municipal vem conquistando excelentes resultados nas competições nacionais, regionais, estaduais e municipais de Atletismo e após o 3º lugar (salto em distância), no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, Hygor Borges se prepara para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, que acontecerá de 16 a 30 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

No mês de outubro, Hygor Gabriel participou do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18 e ficou em 3º lugar no salto em distância. A competição aconteceu de 18 a 20 de outubro, na cidade de Porto Alegre (RS), com a participação de 704 atletas, de 121 clubes. É uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS). A viagem (passagens aéreas) do atleta foi custeada pela Prefeitura do Natal.

Hygor Gabriel Bezerra Borges conta que treina de segunda à sexta-feira, das 15h às 20h, na pista de Atletismo do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e alguns dias realiza seus treinos na Praia do Meio, para trabalhar o fortalecimento dos músculos. O atleta afirma que está pronto para a etapa nacional da edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude. A maior competição estudantil do Brasil acontece em Blumenau (SC) e terá a participação de cerca de seis mil atletas-estudantes.

“Estou muito confiante nesta próxima competição. Estou treinando bastante e me preparando. Quero ganhar a prova e bater meu recorde pessoal no salto em distância”. Em 2018, Hygor Gabriel foi campeão de Atletismo (salto em distância) dos Jogos Escolares da Juventude e bateu o recorde da competição realizando um salto de 7m45cm.

Neste ano, também conquistou ouro no salto em distância no Norte-Nordeste Caixa de Atletismo Categoria Adulto, em Recife (PE) e no Norte-Nordeste Caixa de Atletismo Categoria Sub-18, em Natal (RN); duas medalhas de ouro nos 100 metros rasos e salto em distância dos Jogos Escolares do RN (Jerns). Já nos Jogos Escolares Municipais da Rede Municipal de Ensino de Natal (Jems), Hygor Gabriel garantiu mais três medalhas de ouro, no salto em distância, 100 e 400 metros rasos. O atleta ressalta que sua especialidade é no salto em distância, mas também realiza as provas de 100 e 400 metros rasos. Também bateu o recorde da região Norte e Nordeste no salto com a marca de 7m10cm.

A grande incentivadora de Hygor Gabriel trilhar no caminho do Atletismo é a professora de Educação Física da E. M. Santos Reis, Gilda Galvão. Durante suas aulas de Educação Física, a professora percebeu o talento desportivo, e que o aluno atleta poderia se destacar no Atletismo. “Realizamos na escola um trabalho de iniciação ao esporte e observei que Hygor tinha uma habilidade motora a mais. Encaminhamos ele para o Centro de Treinamento da UFRN, para a continuidade do nosso trabalho. Hygor tem um potencial grande no Atletismo, daqui a cinco, dez anos poderemos vê-lo campeão brasileiro. Aliado ao esporte, nossa pretensão é formar um cidadão honesto, digno e com valores”, disse.

A diretora pedagógica Zuilma Simplício ressalta que é uma felicidade ver um aluno da Escola Municipal Santos Reis ir trilhando um caminho de atleta campeão. “Hygor estuda na nossa escola desde pequeno, e é uma alegria muito grande acompanhar o sucesso dele no esporte. Porque sabemos da importância de fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino e que esporte e educação devem caminhar juntos”.

A gestora agradeceu ao apoio da Secretaria Municipal de Educação em proporcionar a ida do atleta para uma competição. “Gostaria de agradecer a secretária de Educação, professora Cristina Diniz e ao secretário adjunto, Francisco Erivaldo que não mediram esforços para ajudar o nosso aluno-atleta para a competição nacional, no Estado do Rio Grande do Sul”. Também agradeceu o empenho da professora Gilda Galvão e da ex-atleta Magnólia Figueiredo.

Como a maioria dos atletas, Hygor Gabriel também já passou por momentos difíceis. Ele teve a alegria de se classificar para o Mundial da Croácia, porém durante sua participação sofreu uma lesão. O atleta conta orgulhoso, que num universo de cerca de 45 atletas, e mesmo machucado, ficou ainda em 13º lugar. “Sofri uma lesão no tornozelo e por causa do frio não consegui me recuperar em tempo hábil”, disse.  O Mundial aconteceu em março deste ano.

Haroldo Borges da Silva, é o pai de Hygor, e fala do filho com muito amor. “Hygor representa um orgulho muito grande para a família inteira. A cada nova conquista dividimos os resultados com toda a família. Ele é um campeão, que dá muita alegria para todos nós. Tenho certeza que ele ainda vai alcançar resultados ainda maiores. A mãe dele, por exemplo, não mede esforços para vê-lo feliz no esporte”.

Haroldo Borges conta que sempre incentivou os filhos a praticarem esportes, aliado aos estudos.  “Esporte sempre fez parte da nossa família. Também já fui atleta e participei da seleção de Futebol do Rio Grande do Norte e de diversos campeonatos entre bairros”, lembra. Hygor, mora com o pai, a mãe e dois irmãos, no bairro Santos Reis, bem próximo da escola.

Salto em distância

Esta é talvez a principal prova de saltos no atletismo. A prova consiste, basicamente, em correr uma distância antes de efetuar um salto sobre uma caixa de areia. O vencedor da prova é aquele que, em suas três tentativas, efetuar o salto mais longo de todos. No entanto, é preciso estar atento a algumas regras para não ter nenhum salto invalidado pelos juízes de prova.

Resultados 2019

Imagem: Manoel Barbosa

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile