Orçamento Participativo Virtual 2019/2020 tem prazo prorrogado até dia 11

Publicidade

Na noite desta quarta-feira (06/11) foi realizada a segunda plenária da Região Administrativa Norte, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, que marcou o encerramento da fase de plenárias regionais do Orçamento Participativo Natal 2019/2020. Mesmo com o encerramento das plenárias presenciais, a população de Natal ainda pode votar para eleger as áreas temáticas que consideram prioritárias para a sua região. O prazo de participação online que se encerrava hoje (08.11) foi prorrogado até a próxima segunda-feira (11.11). Para participar, basta acessar o endereço www.natal.rn.gov.br/sempla/paginas/ctd-1222.html.

Com o encerramento da fase de plenárias e da participação via OP Virtual, tem início à realização dos Fóruns de Delegados, com datas já agendadas para 13 e 25 deste mês de novembro. “Os delegados eleitos nas plenárias vão participar de reuniões em que eles realmente vão definir quais ações e quais projetos a sua comunidade precisa, e é muito importante que as pessoas que foram eleitas delegados compareçam e possam votar os projetos prioritários do seu bairro, da sua comunidade”, alerta o secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira, que com sua equipe coordena o OP 2019/2020.

O secretário também fez uma avaliação dessa fase de plenária e da participação da população. “Estamos encerrando a última dessas plenárias regionais, que começaram há duas semanas e transcorreu na zona Leste, Sul, Oeste e, agora, na zona Norte, em que a população está vindo, participando e escolhendo seus delegados e as áreas temáticas que querem ver contempladas no Orçamento Municipal de 2020, então agente avalia que esta trajetória tem sido muito boa, muita positiva”.

A segunda plenária da Região Administrativa Norte elegeu mais 8 delegados, que se somarão aos 14 eleitos na primeira reunião e que, juntos, vão representar a região nos Fóruns de Delegados, que acontecerão no auditório da SEMPLA. No total, distribuídos entre as quatro regiões da cidade, foram eleitos 82 delegados que brevemente serão convocados para as reuniões dos fóruns.

O Orçamento Participativo é um instrumento de gestão democrática que possibilita a população decidir sobre a aplicação de parte dos recursos públicos municipais em obras/serviços. No caso de Natal, esses recursos correspondem a 1,5% da previsão da Receita Tributária para 2020, o que deverá totalizar cerca de R$ 12 milhões. Após a fase de Fóruns de Delegados, o OP terá sua Conferência Municipal e reuniões de Monitoramento e Avaliação.

Veja os delegados e as áreas temáticas eleitos(as) por região:

Região Leste – Plenária única

11 delegados e 1 suplente

Áreas temáticas: educação, habitação e esporte e lazer

Titulares:

Suplente:

Região Sul – Plenária única

12 delegados e 3 suplentes

Áreas temáticas: meio ambiente/infraestrutura urbana, saúde e educação

Titulares:

Região Oeste – Plenária 1

20 delegados

Áreas temáticas: educação, meio ambiente/infraestrutura urbana e habitação

Titulares:

Região Oeste – Plenária 2

17 delegados

Áreas temáticas: saúde, habitação e meio ambiente/infraestrutura urbana

Titulares:

Região Norte – Plenária 1

14 delegados

Áreas temáticas: saúde, meio ambiente/infraestrutura urbana e educação

Região Norte – Plenária 2

8 delegados e 1 suplente

Áreas temáticas: saúde, meio ambiente/infraestrutura urbana, habitação e educação

Suplente:

Imagem: Assessoria de Comunicação

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile