O Reino do Amanhã um futuro distópico do Universo da DC Comics

Tanto está se falando da série do Reino do Amanhã do Mark Waid e Alex Ross, que nós d’O Barquinho Cultural, resolvemos apresentar um pouco sobre essa saga que estará presente em Crises na Terra do Infinita, dos heróis da The CW da DC Comics e também algumas referências em Mulher Maravilha 1984, mas o que essa saga é de tão importante no universo da nona arte. Isso é bem simples, O Reino do Amanhã é uma minissérie publicada em 1996 pela DC Comics, com roteiro de Mark Waid e Alex Ross e ilustrada com arte pintada pelo próprio Ross.

A trama se passa em um futuro distópico do Universo DC, em que o Superman já envelhecido e aposentado e os heróis atuais começam perder o respeito pela humanidade,  aonde é obrigado os antigos a retornarem a ativa para pôr aos atos violentos cometidos por seus sucessores. A história é vista pelo pastor Norman Mckay, como um feito invisível, inaudível e intangível pelo Espectro.

https://www.youtube.com/watch?v=aj0WbbghPCI&feature=emb_logo

Começando quando o Coringa mata todos os funcionários do Planeta Diário, incluindo a Lois Lane, menos o Clark Kent e nisso começa a ascensão de Magog, um herói bastante violento, em que o próprio Superman vai em busca do vilão, que por acaso, Magog encontra o Coringa segundo antes do Superman o matar friamente e ser julgado e absolvido pela vontade da população. O Superman fica constrangido com essa manifestação e em defesa à um assassino e se aposenta, indo morra em sua Fortaleza da Solidão e com isso, outros heróis da antiga geração também desaparecem.

Justice-League-Kingdom-Come-001Nisso Margog passa a ser o líder dos heróis, formando um grupo no encontra o mundo povoado por heróis sem virtudes, inundado por super seres que não se importam mais com os humanos e só se preocupam em lutar, sem saber ao certo por que lutam, que gastam seu tempo unicamente em lutas uns com os outros, pouco se preocupando em proteger o cidadão comum. Outros heróis mais antigos viviam em suas próprias utopias particulares. Então Superman retorna a sua função de herói.

Lanterna Verde é retratado nessa era do Reino do Amanhã como um cavaleiro de armadura de energia verde, um verdadeiro Gladiador Esmeralda, no qual vigia todo tempo, dia e noite em uma cidadela espacial criada com seu anel, esperando uma invasão espacial que nunca vinha. Flash usa clássica roupa vermelha e o capacete de Hermes, de Jay Garrick, logo após de se fundir com a Força de Aceleração, as moléculas de Flash se tornam instáveis e como resultado, ele está em constante movimentação. Ele é referido como “Wallace West” na adaptação literária de Elliot S! Maggin e posteriormente, Mark Waid confirmou que esse Flash do Reino do Amanhã é Wally West.

Gavião Negro se torna um verdadeiro homem-gavião, se dedicando somente em deter as ameaças ecológicas. Já o Batman, se manteve em Gotham City, totalmente sob o seu controle, parando o crime com seus Bat-robôs. Mulher-Maravilha está casada com o Superman e aos poucos começa a ser consumida e dirigida a situação mundial, em seu exílio em Themyscira. Suas irmãs da ilha decretam sua missão de trazer paz ao “mundo dos homens” um fracasso, com uma simples conclusão de que ela recuperou sua posição como Princesa, mas teve de deixar o papel de embaixadora como “Mulher Maravilha” para outras amazonas.

O Superman volta à ativa e outros começam a se motivar, fazendo muitos heróis a voltarem em atividade e seguir um caminho sendo um dos mais importantes de suas vidas e esquecida pelos jovens heróis, que no decorrer da história alguns se negavam a se converterem a essa ressuscitada ordem e são presos em uma cadeia para super seres.

Assim se inicia uma grande batalha, em meio a isso, o governo começa a ficar preocupado com tudo que estava ocorrendo no mundo atual, então dispara uma bomba nuclear para destruir todos os super-seres e assim terminar com as ameaças. Percebendo a aproximação da arma, Superman consegue conter o Capitão Marvel e tenta trazê-lo à razão novamente, livrando-o do domínio de Luthor.

O Homem de Aço consegue deter parte do bombardeio, mas no último momento, ele é impedido pelo Capitão Marvel que, ao se livrar do domínio de Luthor, percebera seus erros e decide ele próprio parar o artefato. Então ele aciona palavra mágica “Shazam” e detona a bomba, se sacrificando em seu processo retratando apenas sua capa que passa a ser usada como bandeira na sede da ONU.

Com toda essa destruição, poucos sobreviveram a esse caos, dentre os sobreviventes que foram protegidos pelo anel do Lanterna Verde, Batman e Mulher Maravilha, que não estavam, e o Superman, que resistiu a explosão. Então o Superman vai até a ONU, onde foi lançado o míssil e ele é tomado por uma fúria em destruir e derrubar o prédio das Organizações Unidas, mas Norman McCay um de seus aliados vendo toda aquela catástrofe iminente resolve se arriscar a convencer o Superman do erro que estava cometendo e no mesmo instantes os heróis começam aparecer no prédio da ONU. Então o herói resolve perdoar os humanos, retomando sua função de nunca abandonar e sempre guiar o mundo.

A série do Reino do Amanhã é uma saga de alta qualidade gráfica e artística, no qual mostra os conceitos de não matar dos antigos heróis ainda eram válidos, apesar do tempo e do clamor por personagens mais violentos. Sem dúvida, o Reino do Amanhã influenciou positivamente o Universo DC, reavivando muito do ideal e grandeza dos heróis.

Fonte: O Barquinho Cultural

 

Sair da versão mobile