19 de Dezembro de 2019 – O fim da saga Skywalker

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…

Há 42 anos George Lucas se perpetuava como um dos mais influentes cineastas de Hollywood , Star Wars chegava aos cinemas e trazendo consigo um novo modelo que determinaria o modo atual de fazer cinema. Depois de Tubarão (1975) de Steven Spielberg, o modelo “blockbuster”, os considerados ‘arrasa quarteirão’ (referente as filas geradas pelos filmes), estava em seus primórdios. Lucas e Spielberg, que se tornaram amigos e responsáveis por outra grande saga ( Indiana Jones), mudaram a forma de fazer cinema, vindo a apostar no marketing, grandes efeitos visuais entre outras características.

Ao fechar o contrato de Star Wars com a Fox, Lucas exigiu os direitos de merchandising sobre o filme, o que foi aceito pelo estúdio que não pensava no sucesso nem no impacto que a obra causaria, devido a isso o cineasta tinha amplo direito sobre possíveis sequências da obra e produtos licenciados. Para a criação de Star Wars, George Lucas criou sua produtora, a Lucasfilm, deixando a distribuição do filme para a Fox.

Star Wars (1977), que ainda não levava o subtítulo de Uma Nova Esperança, se tornou a maior bilheteria da história na época com incríveis U$775 milhões para um orçamento em torno de U$ 11 milhões (o filme é hoje a 88° maior bilheteria da história) e levou 7 Oscars das 11 indicações.

A obra de ficção científica/fantasia causou impacto imediato, a história do garoto fazendeiro que guiado por seu mentor se unia a um contrabandista e uma princesa, juntamente da Aliança Rebelde para destruir a arma construída pelo Império, capaz de explodir um planeta inteiro, perpetuou Luke Skywalker (Mark Hamill) , Leia (Carrie Fischer), Darth Vader (James Earl Jones), Han Solo (Harrison Ford), Obi Wan (Alec Guinness) ,Chewbacca (Peter Mayhew), R2D2 (Kenny Baker) e C3PO (Anthony Daniels) na cultura pop.

Depois vieram as sequências, o Império Contra Ataca (1980) e O Retorno do Jedi (1983) que encerravam a trilogia, para muitos tudo havia acabado. Até que em 1999 George Lucas voltava trazendo a história do vilão Darth Vader, na chamada trilogia prelúdica. Star Wars A Ameaça Fantasma chegava aos cinemas, sendo sucedido por Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Lucas, que dirigiu os 3 filmes desta nova trilogia, sentia agora que os efeitos especiais produzidos por computação gráfica (CGI) o ajudariam a contar essa nova parte da história, o uso desse tipo de efeito sobre os tradicionais efeitos práticos utilizados na trilogia clássica foi alvo de diversas críticas ao novos filmes.

Com o episódio III, A Vingança dos Sith, sendo lançado em 2005 a nova trilogia se encerrava, a história de Darth Vader havia sido contada e Star Wars andaria fora por um tempo. Até a Disney comprar a produtora Lucasfilm em 2012, afirmando a produção de uma nova trilogia, situada anos após os acontecimentos de O Retorno do Jedi. Então Star Wars O Despertar da Força (episódio VII) chegava aos cinemas em 2015, trazendo a história de Rey(Daisy Ridley) , Finn( John Boyega) e Poe Dameron( Oscar Isaac) juntamente dos personagens da trilogia original.

Com o episódio VII, Star Wars se reinventava e ao mesmo tempo continuava o drama da família Skywalker, com o dividido e enigmático personagem Kylo Ren (Adam Driver). Mesmo considerado uma releitura de Star Wars( 1977), o diretor/roteirista J.J Abrams entrega ao filme uma alma própria, com um ritmo intenso e novos personagens fortes, devido `a grandes atuações. O Desperta da Força é hoje a 4° maior bilheteria da história com U$2,066 bilhões.

Star Wars Os Últimos Jedi, chegou aos cinemas em 2017, com Rian Johnson como seu diretor/roteirista o episódio VIII se tornou o mais controverso da saga, dividindo fãs que adoraram ou odiaram o filme, porém agradando a ampla maioria da crítica, considerado um filme inovador e que trás camadas a mais aos novos e antigos personagens, além de um novo modo de se caracterizar o bem/mal na galáxia.

Agora, o episódio IX promete encerrar a saga dos Skywalker e dar um final digno para uma obra de mais de 40 anos, este talvez seja o maior desafio que J.J Abrams deve enfrentar agora que retorna como diretor/roteirista do filme. Por um ponto final que seja coerente ao que foi apresentado em tantos filmes.

Mesmo com o fim da saga Skywalker, esse não é propriamente o fim de Star Wars, uma vez que a Disney já lançou dois filmes derivados, Rogue One (2016) e Han Solo (2018), além de uma série (The Mandalorian) em seu serviço de streaming o Disney+. Apesar disso, Kathleen Kennedy (produtora dos filmes de Star Wars) e o presidente da Lucasfilm já garantiram um hiato de Star Wars nos cinemas. Star Wars A Ascenção Skywalker chega aos cinemas dia 19 de Dezembro de 2019.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile