Retrospectiva: relembre todos os campeões do futebol potiguar em 2019

Além dos estaduais sub-15, sub-17, sub-19 e adulto no masculino (primeira e segunda divisões) e o adulto feminino, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda organizou o Super Matutão, torneio amador que reuniu 24 seleções municipais.

No balanço final, o América-RN teve dois títulos – o principal deles, no profissional; e no sub-17. O ABC venceu os campeonatos sub-19 e sub-15. O Cruzeiro-RN foi bicampeão no feminino, o Força e Luz conquistou a segunda divisão e São Gonçalo do Amarante levantou a taça no Super Matutão.

Relembre os campeões:

Campeonato Potiguar – América-RN

O América-RN voltou a ser campeão estadual após quatro anos. O título veio de forma emocionante, com direito a grande público na Arena das Dunas e gol no último minuto. O Alvirrubro venceu o ABC por 2 a 1 e o gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Alison, aos 49 minutos do segundo tempo – o empate até aquele momento levaria a decisão para os pênaltis. A festa teve direito a invasão ao gramado, como nos velhos tempos.

Cria das categorias de base do América, Alison nunca havia atuado profissionalmente pelo clube. De volta após mais de 15 anos, ele virou uma espécie de líder do elenco pela experiência e passagens por clubes como Vitória, Bahia e América-MG. E o destino reservou na história que fosse do defensor, que entrou no segundo tempo de jogo, o gol do título.

América-RN campeão potiguar em 2019 — Foto: Pedro Vitorino
América-RN campeão potiguar em 2019 — Foto: Pedro Vitorino

Campeonato Potiguar 2ª divisão – Força e Luz

O Força e Luz foi o campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar. O Time Elétrico bateu o Alecrim por 4 a 3 nos pênaltis, em final disputada no Frasqueirão, e conquistou o acesso à elite no mesmo ano em que acabou rebaixado – o regulamento do estadual de 2019 permitia este “benefício”. A decisão, em novembro, acabou empatada por 1 a 1. Nos pênaltis, Rogerinho, Victor Souza, Caíque e Edson Kapa marcaram para o Força e Luz, e o goleiro Rafael defendeu a cobrança de Anderson, do Alecrim.

Força e Luz campeão da segunda divisão — Foto: Diego Simonetti

Campeonato Potiguar Feminino – Cruzeiro-RN

O Cruzeiro-RN foi bicampeão potiguar no adulto feminino. A equipe de Macaíba bateu o União por 4 a 2 nos pênaltis, em final disputada na Arena das Dunas, em novembro. No tempo normal, houve empate por 1 a 1. Com o título, o Cruzeiro vai representar o Rio Grande do Norte na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino em 2020. Nos pênaltis, Lidiane, Clara, Emmily e Amanda converteram para o time de Macaíba, e a goleira Thaís “Açaí” fez uma defesa para garantir a conquista.

Cruzeiro-RN campeão no futebol feminino — Foto: Oscar Xavier/Inter TV Cabugi

Campeonato Potiguar Sub-19 – ABC

O ABC foi campeão estadual no sub-19 de forma incontestável. Em 13 jogos, foram 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Na final, bateu o Visão Celeste por 1 a 0, com gol de Kervison, no Frasqueirão. Com o título, além da vaga para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Alvinegro garantiu classificação para a Copa do Brasil 2020 e Copa do Nordeste 2020 da categoria sub-20. A equipe do técnico Gilmar Oliveira ainda teve o melhor ataque, com 41 gols, e a melhor defesa – ao lado do próprio Visão Celeste (cada um sofreu sete gols).

ABC campeão no sub-19 — Foto: Oscar Xavier/Inter TV Cabugi

Campeonato Potiguar Sub-17 – América-RN

O América-RN voltou a ser campeão potiguar na categoria sub-17 após nove anos. O Alvirrubro goleou o arquirrival ABC por 4 a 1 na decisão realizada em novembro. Luciano, Rodrigo, Allan e William fizeram os gols do título que valeu vaga para representar o Rio Grande do Norte na Copa do Brasil Sub-17 em 2020. O Alvirrubro ainda recebeu dois prêmios individuais: Luiz Eduardo, artilheiro da competição, com seis gols, e Lucas, melhor goleiro.

América-RN campeão no sub-17 — Foto: Oscar Xavier

Campeonato Potiguar Sub-15 – ABC

O ABC conquistou o hexacampeonato estadual na categoria sub-15. Na final, disputada em junho, na Arena das Dunas, o Alvinegro venceu o Santa Cruz de Natal por 1 a 0. O gol do título foi marcado por Breno. Dono da melhor campanha da competição, o ABC fechou a competição com sete vitórias e uma derrota. O Alvinegro contou com o goleiro menos vazado, Yuri, e ainda teve um dos artilheiros do campeonato, Luquinhas, com sete gols.

ABC campeão no sub-15 — Foto: Andrei Torres/ABC

Super Matutão – São Gonçalo do Amarante

A seleção de São Gonçalo do Amarante foi a campeã da primeira edição do Super Matutão. Na final realizada na Arena das Dunas, a equipe da Grande Natal venceu São Pedro por 2 a 1 e levou o troféu Everaldo Lopes, em homenagem ao jornalista que foi um dos idealizadores do antigo Matutão, falecido em 2018. O torneio de futebol amador foi promovido pela FNF, e teve a decisão transmitida ao vivo pela Inter TV Cabugi para todo o Rio Grande do Norte. Kadu foi o autor dos dois gols de São Gonçalo

São Gonçalo do Amarante campeão do Super Matutão — Foto: Jocaff Souza/10 Sports

Fonte: GE RN

Sair da versão mobile