Detran promove mutirão de exames práticos de direção em Mossoró, RN

Testes práticos acontecem nesta semana em Mossoró - Foto: Divulgação/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai promover na quinta (9) e sexta-feira (10) um mutirão de testes práticos de direção veicular em Mossoró, na região Oeste potiguar. Os testes para retira a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acontecem na unidade da Central do Cidadão do município.

Na quinta-feira (9) acontecem os testes de direção para candidatos das categorias C, D e E. No dia seguinte, na sexta-feira (10), os testes serão para categorias A e B. As avaliações acontecem das 7h às 13h.

Segundo o coordenador de Registro de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, os exames acontecem regularmente na cidade. A intenção do mutirão, no entanto, é possibilitar que os testes aconteçam com mais rapidez e menos filas de espera. Por isso, os dois dias de testes práticos contarão com um reforço de uma equipe de examinadores de Natal.

O Detran reforça que essa é a última etapa do processo. Assim, só poderá realizar o teste prático, o candidato que concluiu a carga de horas teóricas e práticas do curso de formação para a categoria desejada.

Os testes acontecem em veículos do Detran, que têm computador de bordo e sensores internos para detectar, por exemplo, se o condutor ajustou os retrovisores e está fazendo uso do cinto de segurança. Cada veículo possui também quatro câmeras instaladas para registrar o desempenho dos candidatos. Elas ficam no para-choque traseiro, no retrovisor direito e outras duas no interior do veículo – uma voltada para o candidato e outra filmando o percurso.

Para ser aprovado, o candidato não pode cometer nenhuma falta eliminatória e a soma dos pontos negativos deve ser menor do que três. Em caso de reprovação, o candidato pode repetir o exame após 15 dias da divulgação do resultado. Se quiser recorrer do resultado, é preciso ir até um posto do Detran e preencher o formulário em até cinco dias. O resultado do teste prático é divulgado logo ao final do exame.

Crédito da Foto:  Divulgação/Detran

Fonte: G1 RN

Sair da versão mobile