Plano de Manejo do Parque da Cidade será objeto de Audiência Pública

Publicidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai realizar uma audiência pública para apresentação e discussão do Plano de Manejo do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento será realizado no dia 31 de janeiro, das 8h às 14h, no auditório do Parque da Cidade, que fica na Av. Omar O’Grady, bairro Candelária. O credenciamento começa às 8 horas e início da audiência às 8h30.

O plano de manejo é um documento obrigatório para qualquer unidade de conservação. Ele estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e do seu entorno.  O zoneamento tem por objetivo geral planejar e gerenciar a utilização racional dos recursos naturais da unidade de conservação ambiental municipal e respectiva zona de amortecimento, através de instrumentos próprios, visando à melhoria da qualidade de vida das populações locais e à conservação dos ecossistemas locais, em condições que assegurem a qualidade ambiental, com vistas a um desenvolvimento sustentável, de forma integrada e participativa.

Além disso, o zoneamento também, identifica as unidades territoriais, que, por suas características físicas, biológicas e socioeconômicas, bem como por sua dinâmica e contrastes, devem ser objeto de disciplinamento, objetivando atingir o desenvolvimento sustentável da área.

Sobre o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O Parque da Cidade foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer com a colaboração de Ana Niemayer e Jair Varela. A obra foi iniciada no final do ano de 2006 e orçada no valor de R$ 17 milhões. O macrozoneamento proposto no Plano Diretor de Natal estabeleceu as Zonas de Proteção Ambiental, as quais foram previstas para viabilizar a proteção dos aspectos naturais e culturais da cidade. O Parque, além de ser uma primeira experiência de gestão em ZPA, pode desempenhar a função de espaço destinado ao lazer ecológico, cultural e equipamento estratégico de promoção da educação ambiental.

Em homenagem a Dom Nivaldo Monte, Administrador Apostólico de Natal um homem da terra, amante da natureza, dedicado à botânica, que deixou como herança um admirável exemplo de vida, por seu apostolado em nome da paz, o Parque da Cidade do Natal recebeu seu nome. Fundador da Escola de Serviço Social de Natal, a segunda do Nordeste. Professor, escritor e membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Imagem: Semurb

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile