Como funciona a lista de espera do Prouni

A partir desta sexta-feira (6), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/1 está com o período aberto para candidatos manifestarem interesse nas vagas da lista de espera. O prazo é até o dia 9 de março.

O resultado da lista de espera será divulgado pelo Ministério da Educação no dia 12 de março. Os candidatos pré-selecionados terão entre os dias 13 e 16 de março para procurar a instituição na qual a bolsa foi liberada e apresentar a documentação para realizar a confirmação das informações. Lembrando que é de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento.

Como funciona a lista de espera do Prouni

Segundo o MEC, para participar da lista de espera, o candidato deve obrigatoriamente confirmar, na página do Prouni, o interesse na bolsa. A lista de espera será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência a vagas destinadas à implementação de políticas afirmativas ou à ampla concorrência.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares ou quem foi pré-selecionado na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Já na lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, pode participar o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, porque não ocorreu a formação de turma na primeira opção de curso, aqueles que não foram selecionados nas chamadas regulares, porque não havia bolsas disponíveis na primeira opção de curso e os candidatos pré-selecionados na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Fonte: Guia do Estudante

Imagem: Leonardo Bettinelli

Sair da versão mobile