5 plataformas de cursos à distância para manter a mente ativa

A vida de estudante não é fácil, e é provável que mesmo hoje em dia você não esteja no clima de voltar à época de graduação ou ao stress do mestrado, livros equilibrados no braço e um olho no relógio para não atrasar. Ao mesmo tempo, se manter atualizado e bem informado é essencial para uma vida profissional bem engrenada. Se tempo livre hoje em dia pode estar sobrando, então porque não aproveitá-lo de forma… edificante. E eficiente.

Hoje em dia não faltam plataformas online que disponibilizam o conteúdo de grandes instituições, entusiastas ou celebridades, nem as que usam inteligência artificial para te ajudar no aprendizado, mesmo que você não divida tempo e espaço com um professor de carne e osso. Sugerimos abaixo algumas delas:

Lit

Esta é uma plataforma de cursos de educação executiva por assinatura que oferece acesso a conteúdo focado em negócios – trata-se de um conjunto de mais de 100 cursos. O pulo do gato no caso do Lit é que a plataforma também conta com uma solução de inteligência artificial: um tutor digital chamado Paul utiliza a tecnologia de IA Watson, da IBM, para potencializar a aprendizagem. Entre as tarefas, ele tenta entender o progresso do aluno e elimina da programação conteúdo que ele já domina. Saiba mais.

MIT Opencourseware

Esta é uma dica para quem não vê problema em botar a mão na massa. A conceituada MIT libera já faz alguns anos todo o material didático usado em seus cursos – online e gratuitamente. O OpenCourseWare (OCW) é o site que reúne este arcabouço, e é uma atividade permanente da Faculdade, então não se preocupe: há tempo de sobra para navegar por ele. Na ponta do lápis, estamos falando do material (escrito e em vídeo) de mais de 2.400 cursos da instituição, abraçando temas como empreendedorismo, mudança climática e programação – infelizmente, apenas em inglês. Saiba mais.

Udemy

O Udemy oferece um marketplace de cursos online em vídeos, atualizados mensalmente e disponíveis também em português. Você escolhe um, paga o valor exigido, e segue viagem. Diferente dos outros dois serviços, a ideia aqui é ser o mais amplo possível: à venda está conteúdo que vai do desenvolvimento pessoal a técnicas de fotografia. Se você procura algo mais focado, o Udemy tem um serviço feito para negócios que oferece 4 mil cursos sobre temas relevantes para sua carreira. Saiba mais.

Singularity University Online Learning

Instituição californiana queridinha entre líderes do Vale do Silício, a Singularity University já vem a um tempo oferecendo cursos on-demand sobre inovação, tecnologia e estratégias disruptivas. Disponíveis no Brasil – infelizmente apenas em inglês – estes programas custam em média US$ 100 e cravam diálogo com nomes de peso, como Makaziwe Mandela, filha de Nelson Mandela – e Francisco D’Elia, membro do conselho da Bioverse Foundation. Saiba mais.

E-Aulas USP

A Universidade de São Paulo (USP) também oferece um catálogo – desta vez gratuito – de cursos remotos. E por mais de um canal. Dá para assistir a mais de 1.400 horas de aulas nas áreas de humanas, extas e biológicas através da plataforma E-Aulas, ou conferir a seção dedicada à faculdade no Coursera. Este último é particularmente útil, pois certos cursos online na plataforma oferecem certificados caso você complete-os e pague uma taxa.

Fonte: GQ Magazine

Imagem: iStock

Sair da versão mobile