Automan: um holograma que combatia o crime

Nessa época Globo e Manchete se destacavam, e graças a isso podemos conhecer muitas pérolas do estrangeiro, como os Tokusatsus, sitcons e outras séries americanas. Dentre elas uma que se destacou aqui foi Automan.

Origem

No início dos anos 80 a informática estava dando um grande passo, os computadores estavam mais acessíveis e eram considerados como a maior ferramenta para um futuro tecnológico. Claro que isso influenciou muito a cultura, inspirando muito o clássico filme Tron de 1982 que contava a história de hacker que é jogado dentro de um mundo virtual. O filme foi um tremendo sucesso e hoje é considerado um clássico cult do cinema.

Automan surgiu surfando do sucesso de Tron. Usando a força dos computadores como pano de fundo, só que ao invés dos protagonistas entrarem no mundo virtual, eles trazem o herói direto dos softwares para o mundo real. Assim nasce o Automan

A série foi lançada em 1983, no ano seguinte ao lançamento de Tron, foi produzido pela 20 Century Fox e exibido pela ABC em 15 de dezembro de 1983. Ela impressionava pelos seus efeitos especiais, o brilho neon azul era a marca da série e marcava fortemente a presença do protagonista e sua linda Lamborghini Countach que atravessava a cidade em ultra velocidade e fazendo curvas em 90º.

A história

A série começa com o gênio da computação e membro da Força Policial de Los Angeles, Walter Nebicher (interpretado por Dersi Arnaz Jr.) querendo sair de seu escritório e trabalhar nas ruas como um verdadeiro policial, porém seu sonho é negado pelo Capitão Bold, seu superior na corporação, forçando-o a trabalhar com o computador.

Então, com afrustração, Nebicher resolve criar um super holograma que ganha vida e o batiza de Automan (interpretado por Chuck Wagner). Então, com sua criação, Nebicher finalmente sai do serviço burocrático para combater o crime nas ruas de Los Angeles.

O herói Automan e seus poderes

Automan tem poderes quase que ilimitados, pois tudo que ele pensar (ou processar) pode trazer para o mundo real. Como vimos, Automan é um super holograma criado pelo policial Walter Nebicher, então, o próprio programa Automan pode processar novos super hologramas fazendo criar tudo que ele conseguir processar. Em sua lista de criações está o rápido Lamborghini Countach, Helicópteros e outros veículos.

Automan também tem o poder de mudar sua densidade corpórea, isso quer dizer que ele também pode atravessar paredes. Além disso, ele consegue permitir que pessoas entrem em seu corpo, dando-lhes as suas mesmas capacidades.

Por ser um programa de computador, Automan também tem uma grande facilidade de invadir qualquer sistema de computador. Porém, ele também tem uma fraqueza. Por puxar muita eletricidade, o nosso herói só consegue se materializar a noite, quando todos estão dormindo e, consequentemente, sem usar a aparelhos eletrônicos, como torradeira, secadores, etc. Isso porque a rede elétrica fica mais livre e o Automan pode usar toda a energia disponível da cidade para, enfim, combater o crime.

Cursor

Cursor funciona como um ajudante do Automan. Ele não tem uma forma física, aparentando mais como um ponto luminoso. Como seu próprio nome diz, ele funciona como um cursor do computador e ajuda Automan a materializar seus hologramas, seja um carro, um helicóptero ou, até mesmo, uma guitarra, quem executa esse processo é o pequeno ajudante do herói.

Mas isso não impede do cursor ter suas excentricidades. Muitas vezes o ajudante é arredio, principalmente quando tem mulheres bonitas por perto. Em uma cena do segundo episódio, o nosso amiguinho foi visto fugindo para dentro de um vestiário feminino, o que fez várias mulheres correrem assustadas, só de toalha, para fora do vestiário. Parece que, apesar de ser um grande ajudante, o Cursor é um tanto safadinho.

A série

Automan teve o seu piloto exibido em 15 de dezembro de 1983, foi produzido pela ABC e, aqui pelo Brasil, foi exibido primeiramente pela Record, mas logo foi parar na Rede Globo, onde fez sucesso. Chegou a ser reprisado pela Rede Manchete, já no final da década de 80.

Automan foi dublado por Garcia Jr., o mesmo que fez a voz do He-Man e do rei da gambiarra, MacGyver.

Apesar do relativo sucesso aqui no Brasil, Automan teve somente uma temporada com 13 episódios, e durou de 15 dezembro de 1983 até 2 de abril de 1984. A Globo passou a série por aqui de 84 à 85, logo depois foi reprisado pela Rede Manchete até 1987.

Automan foi uma série bastante inovadora, pegou emprestado um conceito que fez muito sucesso na época, com o filme Tron, e transformou numa série de aventura bem divertida e com efeitos especiais que enchiam os olhos da mulecada dos anos 80. Trouxe personagens cativantes e um roteiro bem escrito. O pouco tempo que durou, conseguiu cativar um público que, até hoje, lembra com carinho dela.

Originalmente publicado em Retro Hard

Sair da versão mobile