UFRN participa do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste

Publicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou na manhã desta quarta-feira, 8 de março, da reunião virtual para apresentação do Grupo de Inovação em Covid-19, que é uma das ações do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste. O reitor José Daniel Diniz Melo falou sobre as principais ações da instituição de ensino no combate ao novo coronavírus.

O reitor contou que a Universidade iniciou o enfrentamento ao novo coronavírus com a criação do Comitê Covid-19 da UFRN, seguido pela suspensão das aulas e a adoção do teletrabalho nos serviços administrativos, exceto os essenciais. A universidade montou ainda uma força-tarefa para auxiliar o estado no combate à Covid-19, com ações voluntárias e em diversas áreas do conhecimento, com a realização de exames de outros vírus presentes no RN – dengue, chikungunya, influenza, H1N1 -, para desafogar o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen).

Outras ações de apoio foram a pactuação entre o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Secretaria Municipal de Saúde, que ocasionou a liberação de leitos do município para casos da pandemia; a participação da UFRN na campanha de vacinação contra gripe; a oferta de teleatendimento sobre a Covid-19 para população; a produção de álcool 70° e de equipamentos de proteção individual (EPIs); além de materiais informativos, como cartilhas de nutrição, saúde mental, orientações sobre delivery de alimentos, cuidados com a pessoa idosa e cuidados odontológicos, entre outras ações.

Participaram do encontro virtual o especialista do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste e professor da UFRN, Ricardo Valentim; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; os representantes das Prefeituras do Natal, Parnamirim, São Gonçalo e Mossoró; além de reitores de instituições públicas de ensino superior do estado, entre outros convidados.

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile