Caixa Econômica fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade há uma semana

O aplicativo da Caixa está fora do ar e não funciona para algumas pessoas nesta quarta-feira (15). Usuários do Twitter e de outras redes sociais relatam que o app não abre ou impede de entrar na conta. A instabilidade no programa para Android e iPhone (iOS) já dura mais de uma semana e foi reconhecida pela Caixa. Em nota ao TechTudo, o banco chamou a falha de “intermitência” e informou que mudanças estão em curso para melhorar a infraestrutura dos serviços digitais (veja a nota na íntegra no final da matéria).

O Downdetector, site que monitora o status de serviços digitais, também registrou reclamações de usuários, que começaram por volta das 8h e tiveram o primeiro pico de 200 relatos pouco depois das 9h. Outros serviços da Caixa Econômica Federal, como o app do Auxílio Emergencial e o CAIXA Tem, utilizado para movimentar a Poupança Social Digital, também podem estar passando por instabilidades, de acordo com buscas registradas no Google Trends.

Alguns relatos mencionam dificuldades para fazer login na conta, com a justificativa de senha incorreta ou conexão ruim com a Internet. Alguns erros, que se repetem há vários dias, mostram as mensagens “null” (nulo, em inglês), “VS-OUT”, “VU-STI” e “erro de conexão”. Segundo o Downdetector, as regiões Sudeste e Sul são as mais afetadas, embora também haja muitas reclamações em capitais como Brasília (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

No Google Trends, plataforma do Google para registrar buscas na ferramenta de pesquisa, os termos “app CAIXA Tem não entra” e “CAIXA Tem não está funcionando” estão em ascensão em mais de 300% hoje. Outras mensagens de erro, como “Caixa TEM ‘nenhuma conversa encontrada’”, também estão em alta.

Resolver problemas de forma presencial, no entanto, não é recomendado durante o isolamento contra o novo coronavírus. A Caixa possui outros canais de atendimento para determinados serviços, inclusive por meio do WhatsApp.

Pronunciamento da Caixa

Até as 14h dessa terça-feira (14), a CAIXA já efetivou mais de 35 milhões de cadastros no Programa Auxílio Emergencial. As visitas ao site superam 273 milhões de acessos e o download do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial chegou a 37,5 milhões de solicitações.

O Site/App CAIXA Internet Banking tem registrado recordes de acesso que superam a marca de 36 mil transações por minuto. O volume total diário tem sido superior a 35 milhões de transações, com eficiência de 99,85% de sucesso.

Eventualmente, nos períodos de maior concentração de acessos simultâneos ao longo do dia, pode haver alguma intermitência. Melhorias na infraestrutura das soluções estão em curso para ampliar ainda mais a capacidade de acessos simultâneos e continuar garantindo a eficiência no atendimento dos clientes cidadãos.

Pagamentos realizados

Os primeiros pagamentos já começaram. Até o momento, foram creditados mais de R$ 2,1 bilhões aos beneficiários, correspondendo a mais de 3,3 milhões de pagamentos.

Fonte: TechTudo

Imagem: Helito Beggiora

Sair da versão mobile