Eles escrevem suas páginas na história do ABC

Na foto da capa podemos ver – da esquerda para a direita – o meia Danilo Meneses, o centroavante Reinaldo, o lateral Marinho Chagas e o zagueiro central Piaba. Os quatro escreveram suas páginas no livro que faz a história do ABC Futebol Clube.

Neste sábado, 30, vamos falar um pouquinho sobre a passagem do zagueiro pelo alvinegro. Oswaldo Carneiro, que ficou conhecido como Piaba, defendeu o ABC por 12 anos, tendo conquistado o tricampeonato estadual em 1960/1961/1962 e o bicampeonato em 1965/1966.

O médico e escritor Berilo de Castro, que também foi zagueiro, conta que a chegada de Piaba ao estádio Juvenal Lamartine se fez por meio do América, na posição de centroavante. Porém, no início da década de 60, foi contatado pelo ABC, quando passou a atuar na sua real posição como zagueiro central.

Ainda de acordo com o doutor Berilo, Piaba nasceu em Mossoró, entretanto, a exemplo de outros bons valores do futebol potiguar, teve no bairro das Rocas, a sua pia batismal. Foi cria e tornou-se ídolo do tradicional Palmeiras, na década de 50.

Talvez, pela sua virilidade, Piaba sempre procurou se impor diante dos atacantes adversários. Contudo, em 1967 travou um duelo sensacional com o centroavante do Evaldo de Oliveira Paula, o Pancinha. Ressalte-se que, antes de se tornar profissional de futebol, Piaba foi entregador de cartas do antigo DCT – Departamento de Correios e Telégrafos – juntamente com outro bom de bola da época, o meio-campista Dedeca. Oswaldo Carneiro “Piaba” nasceu no dia 17 de agosto de 1938 e faleceu em 24 de setembro de 2018, ao 80 anos de idade.

Imagem: site 3º Tempo

Fonte: Esporte Amador RN

Sair da versão mobile