Hemonorte diz que estoque de sangue está ‘crítico’ em Natal e convoca doadores

Com “estoque crítico” de sangue, o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) informou que está convocando doadores e sensibilizando a população do estado para aumentar o número de bolsas de sangue. Nesta quarta-feira (10), havia pouco mais de 200 bolsas quando o centro precisa ter mil, prontas para uso, diariamente.

De acordo com a unidade, o baixo estoque está comprometendo as demandas por transfusão.

“Doar sangue é um ato voluntário e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. O consumo de sangue é diário e contínuo, pacientes que estão fazendo tratamento como o câncer e outras doenças graves estão precisando de sangue para viver”, falou a Diretora do Departamento de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra.

De acordo com o Hemonorte, foram tomadas medidas necessárias para evitar aglomerações de pessoas, além de disponibilização de álcool em gel em todas as etapas do processo, higienização dos ambientes, e o uso obrigatório de máscara, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Para doar é preciso ter idade entre 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem de ser interrompida 12 horas antes da doação.

Os interessados em doar devem comparecer ao Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas) – de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Fonte: G1 RN

Imagem: iStock

Sair da versão mobile