Abastecimento de água é suspenso em cinco cidades do RN

O abastecimento de água nas cidades de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, que ficam na microrregião da Serra de Santana, no Rio Grande do Norte, foi suspenso para o conserto da adutora que abastece a região.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), uma equipe técnica retirou um vazamento do local na segunda-feira (8) e precisou construir um bloco de concreto para dar suporte à adutora. O rompimento aconteceu numa área em que a tubulação é aérea e precisa de suportes que funcionam como uma espécie de ancoragem, que impede que a tubulação se desloque com a força da água.

O trabalho de concretagem desse trecho foi concluído na quinta-feira (11), mas, como é recente, ainda está em período frágil. Assim, o bombeamento de água só poderá ser retomado na segunda-feira (15) e a normalização em todos os municípios e áreas rurais vai acontecer 72 horas após isso.

A Caern informou também que aproveitou a parada para realizar outras melhorias no sistema da Serra de Santana. Foram substituídas, por exemplos, válvulas na Estação de Tratamento de Água – foram retiradas de pequenos vazamentos com recomposição do piso e pintura dos filtros e barriletes.

Mossoró tem Redução de 20% no abastecimento

O abastecimento de água em Mossoró, na Região Oeste, sofreu uma redução de 20% neste fim de semana. Os bairros mais atingidos são o Boa Vista, Doze Anos, Aeroporto II, Santo Antônio, Três Viténs, Alto do Sumaré, Alto do São Manoel e Malvinas. A Caern informou que a redução aconteceu por problema registrado nos conjuntos motobomba dos poços P-14, P-15 e P-21, que abastecem essas localidades.

Por isso, esses poços foram desligados para conserto. Os bairros serão atendidos temporariamente pela adutora Jerônimo Rosado. Os poço P-15 (Boa Vista, Doze Anos e Aeroporto II) volta a funcionar na segunda-feira, o P-21 (Alto do Sumaré, Alto do São Manoel e Malvinas) na terça e o P-14 (Santo Antônio e Três Viténs) na quinta.

Após serem religados, o prazo para que a água chegue nas torneiras de todos os imóveis é de até 48 horas, de acordo com o órgão.

Imagem: Divulgação

Fonte: G1 RN

Sair da versão mobile