Conheça a FM Candeeiro Potiguar, uma Web Rádio exclusiva para divulgar a música do RN

A FM Candeeiro Potiguar é uma Web Rádio pensada para divulgar a música do RN. Nasceu da percepção de que não existe um veículo que toque prioritariamente as músicas dos potiguares de uma maneira mais democrática e sistematizada e da necessidade de reparação disso.

O que pretende é diminuir o hiato que existe entre a produção da arte, sobretudo a musical – de quem está inserido no contexto potiguar – e o consumidor, o ouvinte ou aquele apreciador em potencial. Essas pessoas, em sua grande maioria, não têm acesso às produções musicais do RN, seja pela ausência de meios mais focados na difusão da cultura potiguar ou pela disputa de atenções na internet com seu milhões de sítios e milhares de plataformas. Então, se o artista tem um trabalho autoral ou é detentor de direito de reprodução de fonograma, a rádio web FM Candeeiro Potiguar favorece sua divulgação por meio do sítio da rádio online e do aplicativo para dispositivos móveis. Basta enviar o material para o e-mail da web rádio e aguardar sua veiculação – uma janela local aberta para o mundo.

O empreendedor local também vai encontrar na web rádio FM Candeeiro Potiguar um espaço para promover e divulgar seus produtos e serviços, empresa ou negócio formalizado. Um veículo para quem precisa buscar novos clientes, mas que, por causa das dificuldades e incertezas agravadas pela pandemia, não está em condições de investir em comunicação e marketing.

Como o Projeto tem apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN, Elizabeth Rose, a idealizadora do projeto, teve a ideia de incluir, além da grade musical, uma espécie de pasta comercial solidária, em que anunciantes locais que não estão em condições de divulgar sua marca e produtos tenham este espaço na web rádio de forma totalmente gratuita. Este espaço para anúncios estará disponível, sem custos, até o final do projeto, prevista para setembro deste ano. “Além de fomentar a cultura, desejamos ajudar a girar a economia divulgando os pequenos produtores e empreendedores do nosso estado”, afirma Rose, sócia da Talabada Ideias Sonoras, empresa proponente do Projeto.

Os programas da rádio estão sendo preparados de forma bem diversificada, com assuntos que tratam da história dos bairros, cidadania, transparência, literatura, cinema, agenda cultural, agenda de lives, enfim, da cultura geral do RN e isso será abordado com leveza, veracidade e compromisso ético. Nos boletins de notícias, a prioridade são as reportagens baseadas na apuração de fatos e dados.

É importante citar ainda que, entre os valores da rádio, está o empenho para contribuir à manutenção da criatividade e ao desenvolvimento de ações que elevem o compartilhamento dos conteúdos e a interatividade entre seus ouvintes, como preconizam as características da internet livre. Isso porque a rádio, por meio da divulgação da arte potiguar, espera levar seus ouvintes a conhecerem mais e melhor o patrimônio histórico e o acervo artístico-cultural do estado. Desse modo, subordina-se às finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas em benefício dos ouvintes.

Diante de tudo isso, a web rádio FM Candeeiro Potiguar deseja contribuir para à fruição e o consumo da arte e da cultura estaduais, estimulando o sentimento de pertença por meio do acesso às fontes da cultura local e das trocas culturais entre municípios e territórios. Ao conhecerem melhor a arte, a cultura e os produtos do seu lugar, da sua região, as pessoas tendem a consumir mais, gerando renda para os produtores locais e melhoria econômica em função dos impostos que serão deixados no próprio estado, o que ao final, amplia também as potencialidades do desenvolvimento local e do entendimento do consumo como um fenômeno cultural.

Para ter acesso ao espaço de anúncios, de áudio ou banner digital que serão veiculados na web rádio, basta enviar um e-mail para fmcandeeiropotiguar@gmail.com contendo spot, jingle ou vinheta, de até 30 segundos, em formato MP3.

Para anúncios no site, existe um espaço slider, no topo, em formato JPG (1170×450 pixels) e em layer digital (270×270 pixels), na base do site.

Para ouvir a rádio web Candeeiro Potiguar acesse: www.fmcandeeiropotiguar.com.br . As pessoas também podem baixar o aplicativo da rádio disponível na Play Store, inicialmente, apenas na plataforma Android.

Origem

A web rádio FM Candeeiro Potiguar faz parte do Projeto Candeeiro Potiguar, uma iniciativa da Talabada Ideias Sonoras para difundir a Cultura Norte-rio-grandense. O Projeto visa estimular, por meio da Arte e Cultura, os sentimentos de pertencimento e identidade dos potiguares, com ênfase na autoconfiança resultante de uma autoestima elevada. Credita à educação, arte e cultura o caminho para criar possibilidades sociais. Defende o fomento à cultura para que mais pessoas possam viver dela com dignidade, sem precisar sair do seu chão, das terras potiguares, por falta de oportunidades.

Com frases como “FM Candeeiro Potiguar, a 1ª Web feita para tocar você” e “FM Candeeiro Potiguar, a 1ª web ajudando também a tocar negócios do RN”, a marca define seu posicionamento no coração e na mente de seus seguidores, além de comunicar tanto ao artista quanto ao público a ideia de tocar, principalmente, a música produzida no Rio Grande do Norte e ajudar no fomento de pequenos negócios durante a pandemia do coronavírus. Na programação, o som que as pessoas escutam é preferencialmente de artistas que escolheram desenvolver o fazer artístico nesse estado já conhecido internacionalmente por suas belezas naturais, mas que também tem muita música bonita para mostrar. Então, de 06 a 21 de junho, houve uma chamada pública pela internet para que empreendedores, artistas e produtores musicais do RN enviassem o primeiro lote de músicas e comerciais ae ser tocado na web rádio. Esse material musical, além de outros do acervo da idealizadora do projeto, bem como o jingle oficial da FM e as vinhetas de passagem, que também foram produzidas, compõem a grade de programação da rádio, cuja estréia oficial aconteceu com o lançamento do programa O Canto da Cidade, apresentado pela própria Elizabeth, no dia 25 de junho de 2020.

Serviço:

Site: www.fmcandeeiropotiguar.com.br
E-mail: fmcandeeiropotiguar@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/fmcandeeiropotiguar
Instagram: @fmcandeeiropotiguar
Twitter: @fmcandeeiropotiguar
E-mail: fmcandeeiropotiguar@gmail.com

Sair da versão mobile