Natal: Atendimentos do Cadastro Único na nova unidade na Ribeira começam segunda

A Unidade I do Cadastro Único, aberta nesta sexta-feira (31), pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), começará a atender a população das zonas Leste, Oeste e Sul da cidade na próxima segunda(03). A unidade, que estava funcionando provisoriamente no auditório da Semtas, agora está instalada em sede própria na Praça Augusto Severo Nº 260, na Ribeira, próximo à antiga rodoviária.

“Implantamos essa unidade para manter nossa política de descentralização dos serviços, de modo a ampliar o acesso das pessoas a eles e, neste caso específico, facilitar o atendimento aos usuários do Cadastro Único”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

“Foi para garantir a facilidade de acesso que nos preocupamos em encontrar, para instalar essa Unidade, um local como a Ribeira, por onde passam de linhas de ônibus e alternativos que rodam toda cidade. O prédio, claro, também está preparado para receber pessoas com dificuldade de locomoção”, acrescentou a secretária Andréa Dias.

O centro de atendimento terá 63 servidores e capacidade para receber 120 usuários por dia, para orientações, cadastro e atualização de cadastros. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira. Inicialmente, o atendimento será em horário reduzido, das 9h às 16h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção e haverá verificação da temperatura com uso do termômetro infravermelho e tapete sanitizador para limpeza dos calçados na entrada, além de disponibilização de álcool 70% em gel.

É através do Cadastro Único que gestores de políticas públicas federais, estaduais e municipais atendem famílias de baixa renda. Ele é a porta de entrada de diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, o ID Jovem, a Carteira do Idoso e muitos outros.

Devem estar cadastradas famílias com renda de meio salário mínimo por pessoa, até o máximo de três salários mínimos de renda mensal total. Em Natal, são 83 mil famílias cadastradas, que devem se recadastrar a cada dois anos ou atualizar o cadastro quando houver qualquer mudança na composição familiar, na renda, no endereço e no telefone de contato do titular do cadastro.

Os atendimentos para o Cadastro Único são agendados. Para agendamentos, dúvidas e informações, a população pode recorrer aos seguintes números: 3232.9248 e 3232.9290. A Unidade I do Cadastro Único atende a população das zonas Leste, Oeste e Sul. E a Unidade II atende toda zona Norte, localizada na Rua Pacatuba, 2052, Igapó.

Imagem: Semtas

Fonte: Prefeitura de Natal

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