Teleatendimento em tempos de pandemia

O distanciamento social é uma das medida mais reforçadas pelos cientistas e pelos especialistas da saúde para evitar o contágio da covid-19. Nesse contexto da pandemia, em que a aglomeração de pessoas aumenta a chance de infecção pelo novo coronavírus, o teleatendimento se tornou uma ferramenta necessária para acompanhar pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19, além de oferecer suporte para diversas áreas como a psicologia, a nutrição, a enfermagem, a fisioterapia e outros campos de atuação profissional.

Além dos atendimentos presenciais, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo também serviços de teleatendimento para a comunidade interna e externa, em todo o estado. O intuito é contribuir para a assistência à saúde da população, ao evitar a exposição das pessoas em unidades de saúde, iniciando acompanhamentos ou dando continuidade ao atendimento que começou antes da pandemia.

Com a modalidade remota, as equipes da universidade têm se esforçado para oferecer uma assistência com biossegurança, fornecendo orientações adequadas, planejando intervenções e possibilitando um espaço de escuta e de expressão às pessoas. Confira alguns dos serviços de teleatendimento ofertados, atualmente, pela UFRN:

Covid-19

A Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM) oferece teleatendimento, com orientações médicas relacionadas à covid-19. Denominada de Telessaúde no Sertão, a plataforma presta atendimento por meio de uma inteligência artificial chamada de Francisco ou Chico. Já foram realizados 900 atendimentos e 23 mil interações, até junho. No chat, é possível conversar instantaneamente, enviar perguntas, receber informações de saúde e identificar se os sintomas reclamados são característicos da doença, além de receber orientação correta sobre qual serviço procurar.

A ação oferece também atendimento telefônico ou por videochamada com médicos e estudantes orientados por professores. A plataforma pode ser acessada no site do Telessaúde no Sertão da EMCM, no Instagram e no Facebook. Criado em parceria com a Salu, startup de inovação em saúde, o Telessaúde no Sertão atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e nos sábados e domingos, das 8h às 12h. O serviço passará, até 10 de agosto, por uma manutenção que tornará a plataforma mais efetiva e autossustentável.

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) também oferece teleatendimento, no qual profissionais da saúde atendem ligações de pessoas com sintomas da covid-19, e o telesseguimento, que é realizado por uma equipe específica para orientar as pessoas que foram testadas para a doença na unidade. O trabalho de telesseguimento começou a ser realizado no final de abril quando o Instituto passou a realizar os exames integrais para detecção do coronavírus. Nesse serviço que já testou mais de 10 mil pessoas, a equipe da saúde entra em contato com a pessoa testada para informar os procedimentos a serem seguidos após o resultado do teste.

Desde março, quando começou o serviço de teleatendimento, 1.782 pessoas procuraram ajuda. Dessas, 29% foram encaminhadas para urgência, 21.5% orientados a ficar em casa sob alerta em relação aos sintomas sentidos e 49.5% a ficar em situação de isolamento sem contato com outras pessoas. O teleatendimento do IMT funciona, de segunda-feira a sexta-feira, pelo número telefônico 3342-2300

Para o público interno da UFRN, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) criou Comissões de Monitoramento Covid-19, que têm realizado teleatendimento de servidores (técnicos e docentes) e colaboradores terceirizados em trabalho presencial, além de alunos que estejam em residência universitária com suspeita ou caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus. Dessa forma, as pessoas da comunidade interna que apresentarem sintomas da covid-19 deverão entrar em contato com as comissões pelo telefone 99474-6679, no horário das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail dascovid19@reitoria.ufrn.br.

Foto: Cícero Oliveira

Psicologia

O Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) e o Departamento de Psicologia do Campus Central atuam no acolhimento psicológico na Plataforma Disque Prevenção ao Coronavírus, em parceria com o Governo do Estado, pelo telefone 3190-0700. Há ainda o apoio psicossocial às equipes de teletrabalho da UFRN; o suporte psicopedagógico às famílias e professores, via Projeto Apoiar; e a psicoterapia on-line com os clientes que já eram atendidos antes da pandemia.

Já o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) realiza algumas ações e planeja outras, como o Emoções e trabalho no contexto da pandemia, que é uma oficina dialogada on-line voltada para os profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB); a Escuta psicológica para teletrabalhadores, que atende os servidores em trabalho remoto; os atendimentos em psicoterapia, prosseguindo com os serviços que já eram oferecidos pelo SEPA; e os atendimentos psicológicos no formato de plantão on-line para a comunidade da Facisa e do HUAB, parte do projeto de extensão Cuidar da Existência.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já realizou 1.734 atendimentos de acordo com dados do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost). Os números são relacionados aos atendimentos presenciais e teleatendimentos psicológicos, psiquiátricos, da enfermeira e do médico do trabalho realizados no período de 1º de março a 17 de julho. Do total dos atendimentos, 88% (1.155) foram de acolhimento aos profissionais com suspeita ou confirmação de covid-19, realizados pelo médico e enfermeira do trabalho, 2% (32) foram atendimentos psicológicos e 10% (162) psiquiátricos. O serviço foi implantado em virtude da situação de pandemia com o objetivo de dar suporte, orientação e acolher as queixas emocionais dos profissionais da MEJC.

Segundo a psicóloga Caroline Lemos, os profissionais de saúde são fundamentais e, por estarem na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, tornam-se mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. “A pandemia fez o mundo buscar novas alternativas para atividades diárias, mas, como todo processo de mudança, a modificação repentina da rotina veio atrelada aos desafios de manter a saúde mental em tempos difíceis”, esclarece. No caso do serviço psiquiátrico, enfermeira e médico do trabalho, o agendamento deve ser feito através do Sost, no telefone: 84 99480.6806.

Foto: João Pedrosa

Enfermagem

O teleatendimento da Clínica de Enfermagem da Facisa é ofertado dentro das ações de extensão desenvolvidas pela unidade e teve início em meados de março, como forma de garantir o acompanhamento dos pacientes. O serviço é direcionado para tratar pessoas com lesões cutâneas crônicas e agudas. De acordo com a chefe da Clínica Escola de Enfermagem da Facisa, Dannielly Azevedo de Oliveira, o teleatendimento contribui para a continuidade da assistência aos pacientes que eram atendidos presencialmente, antes da pandemia, e ajuda a avaliar os problemas e fornecer orientações adequadas mesmo sem a presença física.

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia da Facisa desenvolve duas grandes ações, que são o Telemonitoramento em Fisioterapia em Saúde da Mulher, serviço que ocorria no ambulatório Anexo do HUAB, Miguel Lula, com pacientes atendidas com disfunções (pós-operatório de câncer de mama, incontinência urinária, disfunções sexuais). A iniciativa surgiu pela necessidade de continuidade do cuidado com as pacientes e para minimizar as perdas pela falta de atendimento presencial devido à pandemia.

Outra iniciativa é da Clínica Escola de Fisioterapia da Facisa, que oferece teleatendimentos para seus pacientes considerados prioritários. Além disso, há o projeto de extensão #ficaemcasa: estratégias de telemonitoramento e telereabilitação da Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA, no qual alunos do curso de Fisioterapia realizam atendimentos remotos supervisionados. Até 22 de julho, foram realizados cerca de 80 atendimentos. Há ainda o projeto Envelhecimento Ativo, com estratégias de educação em saúde via grupo de WhatsApp, que surgiu pensando em traçar estratégias de educação em saúde e na realização de exercícios e atividades lúdicas que ocorriam antes da pandemia.

Nutrição

O Núcleo Integrado de Atendimento Nutricional (NIAN), clínica do Departamento de Nutrição (DNUT), realiza desde o mês de junho teleatendimento nutricional. A nova modalidade proporcionou a continuidade dos atendimentos nutricionais à população. Além disso, foi possível obter um maior alcance de atendimentos no RN devido à utilização das plataformas virtuais, quebrando as fronteiras territoriais e dificuldades de tempo e locomoção dos pacientes. Até o momento, foi possível prestar serviço para 41 pessoas no município de Natal e grande Natal (Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo) e do interior do Estado (Nísia Floresta, Serrinha, Santa Cruz, Cerro Corá e Currais Novos).

Foto: Cícero Oliveira

A Clínica de Nutrição da Facisa planeja iniciar consultas via teleatendimento de pacientes que já eram atendidos pela unidade. A escolha do público se deu por já ter acesso a diversas informações clínicas importantes e por essas pessoas já terem passado por atendimento presencial, o que facilitaria o acompanhamento e a comunicação.

Fonte: Agecom/UFRN

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