Pesquisas da UFRN são apresentadas em evento internacional

Publicidade

Trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão sendo apresentados na Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável (International Conference on Sustainable Development – ICSD). O evento, que começou nesta segunda-feira, 21, prossegue até esta terça-feira, 22. Tradicionalmente, o ICSD é realizado na Universidade de Columbia (Nova York), mas este ano acontece virtualmente, sendo a UFRN a universidade brasileira com mais trabalhos aprovados.

No total, estão sendo apresentados cinco pesquisas da UFRN: SemiaridLAB e a produção de alimentos em locais de baixa disponibilidade hídrica; A promoção da participação feminina nas pesquisa científica;  O enfrentamento da UFRN ao coronavírus; A adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelas universidades; e A implementação dos ODS por estados e Prefeituras.

A Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (ICSD) é um evento que envolve universidades de todo o mundo, cientistas renomados, líderes mundiais, sociedade civil, agências da ONU e o setor privado no compartilhamento de soluções práticas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os estudantes presentes no evento está Davi Alves Feitosa de Souza, graduando de Engenharia Elétrica da UFRN, que participou do primeiro dia da conferência. Ele explica que trabalho SemiaridLab: Innovation for food production applied in areas under water scarcities é resultado de suas pesquisas que buscam desenvolver e aplicar tecnologias sociais inovadoras e sustentáveis, que são transferíveis para comunidades vulneráveis do planeta, principalmente em comunidades onde há baixa disponibilidade hídrica e dependem da agricultura como principal fonte de renda e alimento.

Já a estudante do mestrado em Engenharia de Produção, Paula Serafini, teve seu trabalho aceito como palestrante para a plenária  Universities Driving Collaborative Solutions for the Decade of Action. A aluna fez uma pesquisa com 53 universidades federais brasileiras, avaliando as ações desenvolvidas por essas instituições para implementação da Agenda 2030. Paula Serafini apresenta o trabalho Observing Sustainable Development Goals in Brazilian Federal Universities, nesta terça-feira, 22.

Os trabalhos de pesquisa têm a orientação do professor Júlio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção. Para ele, “a UFRN está se tornando referência na implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com várias pesquisas em vários departamentos e atividades práticas na operacionalização dos ODS em prol da sustentabilidade aplicada na sociedade.”

Toda a programação e informações sobre os trabalhos podem ser acessada pelo site do evento.

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile