Fanzineiros se reúnem para contar suas experiências em coordenar oficinas para pessoas no cárcere privado

A Editora Marca de Fantasia acaba de divulgar gratuito para download, mas ainda será lançado a edição física do livro. A obra é organizado pelo oficineiro, zineiro e jornalista Marcio Sno, com participação de outros grandes fanzineiros de todo o Brasil, a obra “Zines no Cárcere”, que traz relatos de experiências de educadores que aceitaram o desafio de coordenar oficinas de zines para pessoas privadas de liberdade.

Os autores Thina Curtis, João Francisco Aguiar e Jô Feitosa relatam em Zines no Cárcere os desafios de ministrar oficinas que lidam com criatividade e liberdade de expressão num ambiente de hostilidade e desconfiança, não só por parte dos/das presidiários/as, mas também do próprio sistema prisional. Márcio Sno assume o papel de coordenador, de mediador com a competência de anos de vivência com zines como ferramenta pedagógica.

O livro tem uma proposta de mostrar a liberdade através da produção criativa, assim como estimular o olhar, a luta e as conquistas de todos, produzindo zines, no decorrer da publicação, há trechos de textos produzidos por diversos autores, contando relatos de como é trabalhar com fanzines na educação. Essa obra sem dúvida é um grande conteúdo de bastante relevância, tanto para quem pesquisa sobre arte, educação e zines é claro, quanto para as pessoas que admiram a arte de fazer zine e constatar as barreiras que ele pode transpor, expressando suas frustrações e esperanças, as contradições que ainda dão sentido a suas vidas.

A capa foi produzida pelo grande artista Fabio Maciel, utilizando a técnica de carimbo com EVA e a edição é do Henrique Magalhães, que administra a editora Marca de Fantasia, responsável pelo lançamento do livro, que a edição física ainda será lançada em breve, mas já a virtual já está possível para baixar gratuitamente no site da editora para todos os amantes da arte, literatura e educação.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile