Vergonhoso: aglomerações políticas podem iniciar segunda onda de Covid-19 no RN

O período de campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e, desde então, as cenas de aglomerações políticas são recorrentes nas cidades do interior do estado.

Ação da Sesap

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde Pública informou que as aglomerações políticas chamam a atenção, “embora as recomendações devidas estão sendo seguidas, cabendo também aos municípios realizar o acompanhamento através da vigilância epidemiológica e sanitária”. Para a secretária adjunta Maura Sobreira, a oscilação da taxa de transmissibilidade em algumas regiões é um fator preocupante, mesmo com a ocupação de leitos críticos Covid inferior à 50%.

“A Sesap está atualizando constantemente o plano de contingência, monitorando e emitindo recomendações técnicas conforme cenário epidemiológico. Cabe destacar que está mantido considerável número de leitos Covid, e toda reversão de leitos é feita de forma planejada, observando as tendências, a taxa de ocupação e o índice de transmissibilidade. Temos um preparo em relação à rede hospitalar, com boa capacidade instalada, e estamos trabalhando com os municípios parcerias para fortalecimento de ações da atenção básica e da vigilância em saúde, atrelado a ampliação da oferta da testagem para a população”, destacou a secretaria.

Ao todo, o Rio Grande do Norte dispõe de 244 leitos críticos voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19, além de outros 303 leitos clínicos também voltados a pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Fonte: Agora RN

Imagem: Pedro Vitorino

Sair da versão mobile