Cooperação entre UFRN e Incra ofertará Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial

Publicidade

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, ofertará, em 2021, Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) a partir de uma cooperação entre a Universidade e o Instituto Nacional de Colonização na Reforma Agrária (INCRA), responsável pela execução do Programa.

O curso, único firmado pelo Pronera  em nível nacional em 2020, tornou-se viável a partir de emendas dos parlamentares federais, dos deputados Rafael Motta e Natália Bonavides, e da senadora Zenaide Maia. A especialização tem como público-alvo, população jovem e adulta das famílias beneficiárias das áreas de reforma agrária criadas ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), técnicos de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e de serviços de Assistência Técnica, Social e Ambiental (ATES) além de servidores do próprio Incra e professores e educadores com atuação em áreas da reforma agrária (assentamentos ou comunidades quilombolas), de acordo com o Art. 13 do decreto federal n.º 7.352/2010.

O calendário preliminar do curso prevê lançamento de processo seletivo na primeira quinzena de janeiro com instalação da turma na primeira quinzena de fevereiro e início das aulas em março. Seguindo normas do Pronera, o curso será desenvolvido com emprego de recursos da pedagogia da alternância, metodologia que privilegia a interação entre estudantes do campo e a realidade que ele vivencia cotidianamente, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre ambiente de vida e trabalho e o acadêmico/escolar.

Fonte: Ascom/UFRN

Sair da versão mobile