Furando a fila? Prefeito Álvaro Dias aproveita que é médico e será 1.º a tomar vacina em Natal: “vou dar o exemplo”

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), afirmou na tarde desta terça-feira 19 que será o primeiro a tomar a vacina contra a Covid-19 na campanha de imunização realizada pela gestão municipal.

O ato simbólico para marcar o início da vacinação na rede municipal acontecerá nesta quarta-feira 20, às 10h, com a instalação dos quatro postos de imunização no formato drive-thru.

“Eu aceitei o convite de ser o primeiro paciente a receber a vacinação. Como médico e pessoa com comorbidades, vou dar o exemplo para comprovar a eficácia da vacina para quem mora na capital ”, revelou o gestor municipal à reportagem.

Álvaro Dias, que tem 61 anos, é médico de formação e, por isso, está no grupo prioritário para receber uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. Ele não exerce atividade na área, porém. Pelo País afora, uma prioridade neste início de vacinação tem sido profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.

O imunizante que o prefeito receberá é uma vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. O imunizante teve o uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) domingo 17.

A declaração do prefeito aconteceu durante a inauguração, na tarde desta terça-feira, de um dos postos de volantes de vacinação, no Shopping Via Direta, na zona Sul de Natal.

Ivermectina

O prefeito Álvaro Dias ganhou notoriedade durante uma pandemia pelas ações adotadas no combate ao coronavírus. A principal delas era a distribuição gratuita, nos postos de saúde, de doses da Ivermectina, um vermífugo que – segundo o Comitê Científico Municipal, tem ação contra a Covid-19.

Locais de vacinação

A Prefeitura do Natal anunciou que uma campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade terá, ao todo, seis postos de imunização no formato drive-thru. Neste esquema, pacientes recebem o imunizante dentro do carro, o que minimiza os riscos de aglomeração perto das unidades de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os postos de vacinação serão recebidos nos seguintes pontos:

Na primeira fase, contudo, apenas quatro pontos vão funcionar. Os postos do Cemure e da Via Costeira disponibilizada posteriormente.

Ainda segundo a gestão municipal, será feita uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para levar a vacina a condomínios, com agendamento prévio. O Instituto de Medicina Tropical, da universidade, também fará o monitoramento dos vacinados.

Além disso, uma Secretaria Municipal de Saúde contará com parcerias de escolas técnicas e universidades públicas e privadas, como quais disponibilizarão profissionais e alunos atuantes nos serviços de saúde de forma voluntária.

Além dos seis postos drive-thru e da vacinação em domicílio, 70 unidades básicas de saúde por toda cidade servirão de como postos de vacinação.

Vacinas

O município de Natal ficará com a maior parte das doses da vacina contra a Covid-19 que chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira 19.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), capital do Estado ficará com 24.470 doses do imunizante, sendo metade liberada hoje e a outra metade disponibilizada para a aplicação da 2ª dose, após um intervalo de 28 dias. O número é insuficiente para vacinar todo o grupo prioritário e mais doses necessárias.

Serão 11.778 vacinas para os profissionais de saúde e das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap), além de outras 457 para idosos institucionalizados.

Grupo prioritário

A primeira fase da campanha de vacinação é dividida em três subfases.

Na primeira, receber a vacina médica (caso de Álvaro, que é médico) e pessoas com mais de 75 anos de idade, além de indígenas e “pessoas institucionalizadas” com mais de 60 anos de idade – seja, que moram em abrigos, por exemplo.

Na 2ª fase, o alvo serão pessoas com mais de 60 anos.

Por fim, na 3ª fase, serão vacinadas todas as pessoas que têm comorbidades, como diabetes, pressão alta, doença renal, doenças cardiovasculares ou obesidade grave.

Esses grupos contemplam cerca de 70 mil pessoas.

Moradores de outras cidades

Para que a população tome a vacina, deve ser necessária um documento com foto, cartão do SUS e comprovante de endereço. O prefeito também afirmou que não será necessário residir em Natal para tomar a 1ª dose da vacina e que não será pedido nenhum termo de consentimento.

“A prefeitura não irá pedir assinatura de termo de consentimento, apenas dados de identificação e endereço dos vacinados para monitorar e reportar informações ao Ministério da Saúde em caso de efeitos associados. Também não é necessário morar em Natal para tomar a vacina. Pessoas de outros municípios podem vir a tomar a dose na capital ”, informou o prefeito.

Fonte: Agora RN

Imagem: Elias Bernardo

Sair da versão mobile