MPRN, LAIS e Prefeitura de Natal destacam importância do uso do RN Mais Vacina no plano de vacinação

Em ação conjunta, pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e promotores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) visitaram o ponto de vacinação contra a Covid-19 da Arena das Dunas, na zona Sul de Natal. A atividade teve como objetivo verificar como está sendo o processo de registro das imunizações realizadas no local, bem como reforçar tanto junto aos gestores quanto aos usuários da importância do cadastro do sistema RN Mais Vacina. A atividade também contou com a participação do Departamento de Vigilância em Saúde da capital potiguar.

A visita técnica foi uma demanda do próprio MPRN, que solicitou a participação da equipe do LAIS. Além do trabalho de fiscalização, o grupo analisou o fluxo de trabalho no ponto de vacinação, visando a implementação de uma infraestrutura que permita a atualização “in loco” do sistema, o que possibilitaria um melhor acompanhamento do processo de vacinação em Natal.

A promotora de Justiça Marília Cunha Fernandes, que participou da fiscalização, destacou a importância do uso da tecnologia por Natal e pelos demais municípios do Estado. De acordo com ela, este trabalho vai garantir mais transparência para gestores públicos, órgãos de controle e também para a população em geral. “A tecnologia está sendo uma aliada, pois com a criação deste sistema, será possível otimizar o trabalho nos postos de vacinação. É importante que as pessoas se cadastrem previamente, pois diminui o tempo de espera na fila e evita possíveis fraudes”, destacou.

Segundo Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o órgão vê com grande importância integração com a UFRN através do LAIS. “A academia e serviço andando juntos possibilita otimizar o sistema, valorizar os profissionais. Temos parceria de longa data com LAIS, como no caso do sistema SALUS, que foi o sistema exclusivo para monitoramento da covid-19 no município, temos também o sistema de vacinação em condomínio, que será importante também ao integrar com o RN Mais Vacina. Temos que dar as mãos pelo fortalecimento do SUS e passar a população essa importância da qualidade do serviço”, afirmou.

Também presente na atividade, o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, explicou que devido a demanda maior do município de Natal, serão realizadas capacitações para gestores e profissionais que atuam na vacinação na capital potiguar. “Tivemos uma reunião bastante proveitosa ontem (21) com o secretário George Antunes, e disponibilizamos nossa equipe para capacitar os profissionais para utilizarem o sistema . É importante destacar que Natal tem a maior população do estado, com uma logística maior para realizar o processo. Vamos trabalhar em conjunto para garantir que os dados possam ser integrados ao RN Mais Vacina”, disse.

RN Mais Vacina

O RN Mais Vacina é uma plataforma especialmente construída para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de vacinação contra a covid-19, no Rio Grande do Norte, resultado de uma parceria do Governo do Estado com o LAIS/UFRN e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O acesso pode ser feito por meio do link https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/

Imagem: LAIS

Fonte: MPRN

Sair da versão mobile