Natal contabiliza 9.944 vacinados e inclui mais categorias de profissionais da saúde nesta fase

Imagem: Joana Lima

Nesta segunda-feira (25) 1.267 pessoas foram vacinadas contra à Covid-19 em Natal, totalizando até o momento 9.944 doses aplicadas. Nos quatro pontos de vacinação da cidade, 1.147 profissionais da saúde receberam a imunização. Já nas Instituições de Longa Permanência foram vacinados 120 idosos.

A Prefeitura do Natal recebeu mais 11.258 da vacina contra a Covid-19 e vai ampliar, a partir desta terça-feira (26), as categorias dos grupos prioritários de profissionais da saúde. Nesta etapa, serão vacinados todos os profissionais dos Hospitais Maria Alice Fernandes, Santa Catarina, Polícia Militar, Municipal de Natal, João Machado e Walfredo Gurgel.

Também serão vacinados nessa etapa os profissionais médicos legistas, técnicos de necropsia/ autópsia do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), ITEP, os técnicos de laboratório e bioquímicos do Laboratório Municipal de Natal e os profissionais com escala comprovada nos centros cirúrgicos dos hospitais públicos e privados e dos serviços de hemodinâmica do setor público e privados. Para ter acesso a vacina o profissional de saúde precisa levar a escala médica do mês assinada e um documento de identificação com foto.

“A vacinação nos postos drive thru foi um acerto da administração porque está permitindo uma vacinação rápida e segura, evitando aglomerações e conseguindo controlar a imunização dos grupos prioritários”, diz o prefeito Álvaro Dias.

Para atender a nova demanda, a SMS Natal abriu mais um ponto de vacinação para pedestre, dessa vez no Palácio dos Esportes. “A região Leste concentra o maior número de hospitais, os profissionais de saúde nos pediram a abertura de mais uma sala de vacinação para pedestres, na tarde desta segunda (25) abrimos a nova sala”, disse o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

A vacinação contra a Covid-19 funciona no esquema drive-thru em quatro pontos da cidade: Ginásio Nélio Dias, Shopping via direta, Arena das Dunas e Palácio dos Esportes. Caso o profissional não esteja de carro, pode optar por se vacinar em uma das salas de vacinação para pedestres nos locais de drive: Nélio Dias, Via Direta e Palácio dos Esportes.

Para uma melhor organização a SMS Natal pede que os Hospitais Maria Alice e Santa Catarina se dirijam ao drive Nélio Dias, Hospitais Municipal, João Machado e Polícia se dirijam ao drive Palácio dos Esportes e que o profissionais do Hospital Walfredo Gurgel se dirijam ao Via Direta.

Novos lotes de vacina e pacientes do AM

A prefeitura de Natal recebeu novos lotes de vacinas contra o coronavírus, incluindo as primeiras da Fiocruz/Oxford e mais uma remessa da Butantan/Coronavac. O prefeito Álvaro Dias recepcionou ainda 13 pacientes que vieram do Amazonas para se internar no Hospital de Campanha de Natal.

Imagems: Gabriel Medeiros

Ao todo, Natal passou a contar com mais 11.258 doses de imunizantes nesta segunda, sendo 10.180 da Fiocruz/Oxford e 1.078 da Butantan/Coronavac. “A chegada de mais lotes de vacinas representa um passo adiante que damos no enfrentamento à Covid-19 em Natal. Significa mais pessoas que começarão a ficar livres dessa doença maléfica. Vamos trabalhar firme para ampliar os natalenses imunizados à medida que recebermos mais doses de vacinas”, destacou Álvaro Dias, que acompanhou a chegada dos novos lotes à Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi).

À noite, o prefeito esteve no Hospital de Campanha para recepcionar 13 pacientes oriundos de Parintins, segunda maior cidade do Amazonas, com 115.000 habitantes. Eles se somam a outros 16 pacientes que já estavam internados na unidade, desde a semana passada, sendo que sete deles tiveram alta nesta mesma segunda-feira.

Álvaro havia oferecido ao Ministério da Saúde e ao Governo do Amazonas 30 vagas no Hospital de Campanha para acolher pacientes daquele Estado. Ele define o gesto como uma “ação humanitária”. “Natal teve uma série de atitudes e tomou várias decisões acertadas durante a crise do coronavírus que nos permitiu atender satisfatoriamente o povo da nossa cidade e ainda estender nossa mão, de forma humanitária, para acolher pacientes de outros municípios e até de outros estados como os que chegam do Amazonas”, afirma ele.

A operação de traslado dos pacientes para o HC teve a participação do Samu Natal e apoio da STTU, da Polícia Militar, do Samu RN e de ambulâncias da Maternidade Januário Cicco e do Hospital Onofre Lopes.

Fonte: Prefeitura de Natal

 

Sair da versão mobile