Governadora participa da abertura do 18º Fórum Ordinário da Undime/RN

Governadora participa da abertura do 18º Fórum Ordinário da Undime/RN - Foto: Fabiano Trindade

A governadora, professora Fátima Bezerra, participou, nesta terça-feira (2), da abertura do 18º Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Rio Grande do Norte (RN). O evento foi realizado de forma virtual, respeitando as normas de segurança e distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19.

Nesta edição, o Fórum discutirá questões de cunho administrativo da Educação Básica, a regulamentação e gerenciamento do novo Fundeb, a educação empreendedora em tempos de crise e o Plano de Ações Articuladas nos municípios potiguares: desafios e perspectivas, além do papel do Ministério Público (MP) no retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia.

O Fórum Ordinário da Undime se dá neste momento em que necessitamos de muita reflexão, portanto, é muito importante que cada vez mais, tratemos do planejamento das ações, porque, mais do que nunca, é necessário nos reinventarmos”, afirmou a governadora.

A chefe do executivo fazia menção ao delicado momento que atravessa todo o Rio Grande do Norte devido ao aumento dos casos de contaminação da população potiguar pelo coronavírus. “Este Fórum hoje poderia estar acontecendo de uma forma presencial. Mas a pandemia, outra vez, não nos permitiu”.

A governadora, professora Fátima Bezerra, durante a abertura do 18º Fórum Ordinário da Undime/RN – Foto: Fabiano Trindade

A Undime integra o Comitê da Educação – colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec) e é uma importante parceira do governo em áreas como transporte escolar, busca ativa, merenda e e currículo escolar. A União ainda presta importantes colaborações nas tomadas de decisões do Governo do Estado diante do cenário de pandemia.

O presidente da Undime/RN, Alexandre Soares, disse que o evento ainda tem como objetivo “colocar um pouco de luz sobre grandes problemas que estamos vivendo e tentando resolvê-los”. Alexandre destacou que os educadores estiveram ainda mais juntos durante todo o ano passado, desde o início da pandemia. “Estamos unidos nas dificuldades porque juntos somos mais fortes”, afirmou.

A secretaria adjunta do Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Márcia Gurgel (representando o titular da pasta, Getúlio Marques), agradeceu a “oportunidade de estar participando deste encontro neste momento de renovação de pessoas que estão se integrando ao movimento em defesa da educação”.

O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Martins, classificou o papel da governadora como “fundamental para a educação do RN e de todo o país”. Luiz ainda citou o forte desempenho de Fátima para a aprovação do Fundeb (quando deputada federal) e todo o trabalho após a efetivação para um financiamento mais justo e participação maior do governo federal.

Evento é realizado de forma virtual e discutirá plano de ações articuladas para os gestores municipais da educação – Foto: Fabiano Trindade

PEC 186

Ainda durante a abertura do Fórum, Martins também chamou a atenção para à a PEC 186 que desvincula recursos financeiros das áreas da educação e da saúde e o risco que o pedido de emenda traz para a educação brasileira. “Não há nenhum exagero em dizer que é a maior agressão que a educação pública está sofrendo, desde a constituição de 1988 (quando esse direito foi garantido) ”.

Fátima também abordou o tema e disse que “isso não pode prosperar. Isso seria um crime de Lesa Pátria porque significaria negar o direto à educação a mais de 40 milhões de crianças, jovens e adultos”, finalizou.

Participaram da abertura: o diretor da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Fábio Dantas (representando o presidente da Federação, Anteomar Pereira) e a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do RN, Cirleide Dias.

Crédito da Foto: Fabiano Trindade

Fonte: Assecom-RN

Sair da versão mobile