Covid-19: Natal amplia horário de comércio e aumenta restrições para igrejas e condomínios

Comércio teve horário ampliado Foto: Adriano Abreu

A Prefeitura do Natal republicou com modificações, nesta quarta-feira (3), o decreto que trata sobre as restrições para conter a pandemia do novo coronavírus em Natal. Entre as mudanças, o Executivo limitou a ocupação de templos religiosos e horário de serviços gerais em condomínios, mas ampliou o horário para funcionamento do comércio de rua.

Na primeira publicação, o Executivo municipal não tratava sobre as limitações para o funcionamento de templos religiosos na capital. Agora, o prefeito Álvaro Dias decretou a abertura e funcionamento dos locais para a realização de missas, cultos e rituais de qualquer credo ou religião, estão autorizadas, desde que respeitando as normas sanitárias (higienização, distanciamento e utilização de máscaras) e, a partir de agora, com limitação de 25% da capacidade de acomodação do local.

Templos religiosos poderão funcionar com somente 25% da capacidade – Foto: Alex Régis

Nos condomínios, além de determinar o fechamento das áreas comuns de lazer e salões de festa, a Prefeitura determinou ainda que os serviços gerais, de limpeza, segurança e vigilância deverão iniciar suas atividades às 7h, com encerramento até as 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto no caso de escalas de plantão.

Ainda no decreto, ficou estabelecido que os condomínios residenciais poderão disciplinar, por meio de reserva e agendamento de horário, a forma de uso de suas áreas comuns, para o uso individual ou por núcleo familiar, em especial as áreas de piscina, academia, quadras esportivas e espaços infantis, sendo também permitido o uso dessas áreas para a prática de atividades físicas e de aulas, desde que observadas as regras sanitárias vigentes desde o início da pandemia.

Novas regras foram definidas para utilização de áreas comuns e serviços gerais em condomínios – Foto: Cedida

Já sobre o comércio, o decreto publicado em 26 de fevereiro limitava das 9h às 17h o funcionamento das lojas “de porta para a rua”. Agora, após negociação com representantes do setor, o município ampliou em duas horas o período de funcionamento, que passa a ser permitido das 8h às 18h. Nos shoppings centers, foi liberado o funcionamento uma hora mais cedo que estava previsto inicialmente, podendo estar aberto a partir das 9h até as 22h.

Crédito das Fotos: Adriano Abreu e Alex Régis

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile