Dia dos Namorados movimentará R$ 18,3 bilhões no Brasil

Dia dos Namorados é 3ª melhor data para o comércio nacional - Foto: Alex Régis

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Entre flores, chocolates, roupas, cosméticos e perfumes, o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, aquecerá as vendas no comércio varejista em todo o Brasil. Levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que a data deverá movimentar R$ 18,3 bilhões em vendas.

Mais de 93 milhões de brasileiros deverão ir às compras até o próximo sábado (12) em todas as regiões do país. No Rio Grande do Norte, a expectativa dos lojistas é de melhora nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, visto que os shoppings centers e lojas de rua não estarão fechados, como ocorreu em 2020 em razão do lockdown. Essa é a terceira melhor data para o varejo, atrás do Natal e Dia das Mães.

“Assim como no Dia das Mães, estávamos fechados em 2020 nesta época do ano por conta do lockdown do início da pandemia, fazendo as vendas apenas pelos canais Drive Thru e Delivery. Para este ano, são muito boas as nossas expectativas para o Dia dos Namorados, já que estremos funcionando das 10h às 21h e com algumas lojas de forma facultativa das 21h às 22h. Temos buscado formas de facilitar a vida do nosso cliente na hora das compras. Acredito que temos tudo para registrar uma performance muito próxima da de 2019, que atualmente tem sido nossa maior referência”, analisa Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

De acordo com a pesquisa da CNDL e SPC Brasil, realizada em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 58% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. A maioria deles, de última hora.

“A nossa expectativa para o Dia dos Namorados é de que as vendas superem as do ano passado. Porém, a gente fica naquela dúvida… No Dia das Mães, por exemplo, as vendas aconteceram de última hora, um dia antes, dois dias antes. As encomendas foram feitas de última hora e a gente ficou numa correria para atender todos os clientes. Não conseguimos nos preparar mais, pois os clientes sempre nos procuram de última hora. Mas nossa expectativa é muito boa, pois o Dia dos Namorados é uma data que movimenta bastante o comércio”, afirma o empresário Cláudio Rocha, que atua no segmento de floricultura, presentes e balões decorados.

Conforme destacado entre os entrevistados, as pessoas mais presenteadas serão o esposo ou a esposa, com 66% das respostas. Em segundo lugar aparecem os namorados (as) com 31%.

Quem se antecipou às compras, diferente da maioria dos brasileiros, foi a jornalista Nathalia Gomes, namorada de Rafael Lima. “Eu pensei em priorizar as coisas que ele mais gosta e não uma coisa que ia somente agradar aos meus olhos. Optei por escolher também um item que ele fosse utilizar e que estivesse “’precisando” no momento… Eu tinha um orçamento máximo de R$ 200,00. Selecionei três sites que mais conhecia e vendia o produto e fui comparando os preços. Também levei em conta o prazo de entrega e os dias de troca, caso fosse necessário”, comenta Nathalia Gomes, sem detalhar qual presente foi comprado para não estragar a surpresa.

Natal

Depois de registrar queda de quase 33% nas intenções de compras em 2020, em relação a 2019, o Dia dos Namorados 2021 deve registrar um aumento de quase 37% (36,8%) nas intenções de compras, para esta que é a segunda melhor data do ano para o comércio, em Natal. De acordo com pesquisa do Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DEES) da Fecomércio RN, 45,7% dos natalenses devem ir às compras agora, contra 33,4% registrados no ano passado.

Entre os 54,3% que não pretendem presentear, a maioria alega “falta de dinheiro”, “necessidade de poupar”, “desemprego” e “contas em atraso”. Outro índice que deve aumentar em relação ao ano passado é o ticket médio: R$ 122,45 contra R$ 109,16, o que representa um aumento de 12,2%. O levantamento aponta ainda que 69,7% das pessoas planejam gastar entre R$ 51 e R$ 200.

Crédito da Foto: Alex Régis

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

 

 

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