Coletivo CIDA realiza pré-estreia da nova versão de Maré

Coletivo CIDA realiza pré-estreia da nova versão de Maré no Palco Virtual do Itaú Cultural - Foto: Brunno Martins

Com um elenco não-hegemônico, formado por artistas com e sem deficiências, o Coletivo CIDA (RN) apresenta na próxima quinta-feira (24), às 20h, a pré-estreia da nova versão de Maré no Palco Virtual do Itaú Cultural. Junto ao grupo potiguar, O Bonde (SP) apresenta Desfazenda – me enterrem fora desse lugar peça-filme inédita com olhar sobre o entender-se negro.

Criado em 2017 pelo CIDA, Maré foi remontado em 2021 como uma obra audiovisual, o espetáculo é uma metáfora dançada sobre os vários níveis, sobre as intensidades e profundidades do amor.  Com coreografia e direção de René Loui e Rozeane Oliveira, a produção discute, pela perspectiva cinematográfica da dança, os diferentes modos de se relacionar. Problematizando gênero, raça, alteridade, capacitismo, e, ainda, violência contra a mulher. Participam: Álvaro Dantas, Jania Santos e Marconi Araújo. Maré conta com audiodescrição e LIBRAS.

“A vontade de construir esse Maré versão virtual começou em 2020. Fomos aprovados pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural e apresentamos a versão compartilhada deste trabalho. Recebemos tantas devolutivas positivas que passamos a pensar uma nova forma de apresentar essa dança. Construir uma dança sob a perspectiva do audiovisual, que até então, era algo que o Coletivo CIDA não fazia, foi muito desafiador”, explica o bailarino René Loui, fundador do coletivo.

“Este é um trabalho feito a muitas mãos, muitos profissionais e artistas. Graças ao pessoal do Ilha Deserta Filmes, que são grandes artistas potiguares do audiovisual, junto com nossa equipe de acessibilidade, que conseguiu conferir poesia a este trabalho, e tantos outros colaboradores que estão juntos com a gente há um certo tempo, esta versão acessível de Maré chega agora com muita potência e nos emociona. Em breve faremos a estreia oficial via Fundação Nacional de Artes (Funarte), mas enquanto isso, o público pode experimentar essa nova narrativa através do Palco Virtual do Itaú Cultural, que para nós apresenta um grande marco para nossa produção”, complementa René.

O Coletivo CIDA (RN) apresenta na próxima quinta-feira (24), às 20h, a pré-estreia da nova versão de Maré no Palco Virtual do Itaú Cultural – Foto: Brunno Martins

A programação do Palco Virtual conta também com a peça-filme Desfazenda – me enterrem fora desse lugar de O Bonde, primeiro espetáculo adulto do coletivo teatral paulista, a peça-filme concentra sua ação na história dos personagens 12, 13, 23 e 40, pessoas pretas que quando crianças foram salvas da guerra por um padre branco, e vivem numa fazenda, cuidando das tarefas diárias, supervisionadas por Zero. O padre nunca sai da capela, a guerra nunca atingiu a Fazenda, e sempre que os porquês são questionados, o sino soa e tudo volta a ser como antes (quase sempre). É a primeira direção da Roberta Estrela D’Alva fora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e a direção musical é da atriz, compositora e DJ Dani Nega.

O Palco Virtual é realizado de forma gratuita e online de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas por conversas do público com diretores, elencos e convidados.

Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar www.itaucultural.org.br. Após a exibição, Maré fica disponível de 24 de junho, às 22h, a 1 de julho, às 17h, no Youtube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural

O CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas (RN)

Fundado por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira o Coletivo CIDA é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por jovens artistas emergentes, negros, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com objetivo da profissionalização e subsistência através da dança. Ao longo destes quase cinco anos de existência e resistência, o coletivo já esteve presente nos palcos de mais de 15 cidades do estado do Rio Grande do Norte, em mais de 10 estados brasileiros, e conquistou a internacionalização, apresentando seu trabalho para países como Equador, França, Portugal, Suíça e Índia.

SERVIÇO

Palco Virtual – Cênicas

De 24 a 26 de junho (quinta-feira a sábado), às 20h

Dia 27 de junho (domingo), às 19h

Retirada de ingressos no site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Capacidade: 270 lugares

Crédito das Fotos: Brunno Martins

Fonte: Assessoria de imprensa / Comunica Ceci

Sair da versão mobile