Cinemateca brasileira: estão querendo acabar com a cultura do país

Publicidade

O que está acontecendo com a cultura no Brasil? Primeiro o Museu Nacional no Rio de Janeiro, agora a Cinemateca em São Paulo. A história do país está se perdendo por causa de governantes sem cultura, prezam pelo poder, ganância e o egoísmo.

A Cinemateca Brasileira, uma das instituições mais importantes do audiovisual nacional, desde de 1940, desenvolvendo atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados à sétima arte latina americana, o maior acervo do gênero da América Latina, quiçá do mundo.

Além de preservar grande parte do conteúdo cinematográfico nacional, também possui um amplo acervo de documentos como livros, revistas, roteiros originais, fotografia e cartazes. Recentemente a Cinemateca criou um acervo digital, no qual possui mais 250 mil rolos de filmes composto por curtas, médias, longas-metragens, cinejornais, obras de ficção e documentários, tudo disponível online na página da instituição.

A instituição já sofreu quatro incêndios ao longo de sua história, primeiro em 1957 causando pela autocombustão, depois em 1969 em que levou a Cinemateca a uma situação de crise, perdendo dois mil filmes, a terceira catástrofe foi em 1982, com uma perda de 1.500 fitas do acervo. Agora dia 29 de junho de 2021, onde ocorreu um grande incêndio no depósito da Cinemateca, onde eram armazenados documentos e filmes.

https://www.youtube.com/watch?v=xBV4gaPjUCw

Desde o começo desse atual governo, a cultura nunca foi de importância, sempre com desprezo e descaso, o governo federal distribui uma renda mínima, pois antes dessa catástrofe acontecer, a instituição já vinha passando por problemas, principalmente financeiro, que quase fecharam as portas.

O governo federal pode ser o maior vilão dessa história? É óbvio que é, mas muitos artistas são vão se importar com o patrimônio nacional, depois de acontecer um acidente grave, em que a história cinematográfica da América Latina, principalmente do Brasil, vai se apagando e o país ficando sem história, sem cultura e com uma população que exala o ódio, a ganância, poder e a mentira. Não podemos deixar que nossa cultura se acabe, essa é história do Brasil.

Fonte: O Barquinho Cultural

Sair da versão mobile