Parnamirim assina acordo de cooperação para gerenciamento de resíduos sólidos

O secretário municipal de Limpeza Urbana de Parnamirim, Fernando Fernandes, assinou nesta segunda-feira (16) um acordo de cooperação com o Instituto Gestão Brasil que vai disponibilizar o curso de capacitação para o Plano de Gestão Digital de Coleta de Resíduos Sólidos (PGRS).

A assinatura ocorreu durante o 1º Encontro para o Desenvolvimento Econômico de Parnamirim, no auditório do Centro Administrativo, e tem como objetivo atender as exigências da Lei nº 12.305/2010 que tornou obrigatória aos municípios a elaboração de planos de gerenciamento de Resíduos Sólidos, entre outras medidas de desenvolvimento da Limpeza Urbana.

Na ocasião, o superintendente do Instituto Gestão Brasil, Carlos Lopes, lembrou que o município é segundo do estado e o quinto município do Brasil a se adequar à Lei 12305/2010. Além disso, é o terceiro do nordeste à aderir ao uso dos softwares de gestão do PGRS. “A partir de agora, o município passa a ter o controle na identificação de todos os grandes geradores e transportadores de resíduos”, declarou.

O secretário Fernando, representando o prefeito Rosano Taveira, falou da importância da parceria e agradeceu à diretoria do Instituto Gestão Brasil pela parceria, tão importante para o município. Também participaram do evento o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Daniel Américo; o presidente do Fecomércio, Marcelo Queiroz; o representante do Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem (IDEA), Thiago Macena; representantes da MB Limpeza Urbana e o vereador Thiago Fernandes.

O Instituto Gestão Brasil disponibilizou nesta quarta-feira (18) um treinamento no Espaço Ciência, em João Pessoa (PB) que contou com a participação da técnica ambiental da SELIM, Danyele Moreira, para utilização da nova tecnologia de gerenciamento que será implantada. Com destaque para eficiência na integração e velocidade na análise dos processos de PGRS apresentados como exemplo.

A iniciativa vai permitir uma cessão de direito de uso de softwares para Gestão Pública dos Planos de Gerenciamentos de Resíduos Sólidos (PGRS), elaborados através do Sistema para Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGRS Digital).

Imagens: Fecomercio

Fonte: Ascom/Parnamirim

Sair da versão mobile