Parnamirim alcança meta da vacinação antirrábica

O município de Parnamirim alcançou a meta da vacinação antirrábica. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesad). No total, foram vacinados 18.618 mil animais até o dia 15 deste mês.

A pré-campanha teve início no dia 24 de julho e, ao finalizar, alcançou 13.838 cães e 4.780 gatos, batendo a meta de 80,90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Kleyton Felipe, diretor do Centro de Zoonoses, atingir essa marca de mais de 80% de animais vacinados é importante para que se evite sofrer com essa doença tão violenta.

“A raiva é uma doença que tem uma taxa de letalidade de 99% tanto em cães como nos humanos. Segundo ele, o risco dessa doença é altíssimo quando não há uma grande quantidade de animais vacinados. Por esse motivo, como a principal forma de enfrentamento à essa doença, a vacinação antirrábica é imprescindível”, disse.

Ainda de acordo com o diretor, durante a campanha de vacinação antirrábica, foram mobilizados, a cada sábado, cerca de 30 vacinadores, entre Agentes de Combate às Endemias, Agentes de Controle de Zoonoses e outros funcionários, além de outros 160 trabalhadores no Dia D da vacinação.

“Neste dia contamos com cerca de 60 pontos por toda a cidade e a população se fez presente e diversos setores da sociedade se uniram em eventos pela cidade na efetivação da campanha de vacinação antirrábica”, acrescentou.

A vacinação nos bairros, de forma itinerante, chegou ao fim, porém continua na Unidade de Vigilância de Zoonoses, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h30. A UVZ se encontra na Rua Tijuca, n° 1, no bairro de Cajupiranga.

Imagem: Divulgação

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile