Novembro Laranja é a campanha que leva informação de qualidade sobre o zumbido e as hipersensibilidades auditivas

A pandemia, a quarentena, o estresse e seus males também são temas a serem abordados pela primeira vez durante as atividades da campanha do Novembro Laranja. Isso porque houve um aumento significativo nos casos de hipersensibilidades auditivas e, com isso, aumentou também o sofrimento de quem já sofria com algum desses sintomas.

Dra. TanitGanz Sanchez

A Profa. Dra. TanitGanz Sanchez, especialista reconhecida mundialmente como autoridade em pesquisas e tratamentos do zumbido, tem na bagagem mais de 25 anos de estudos sobre o tema, e é a idealizadora do Novembro Laranja– mês escolhido para chamar atenção para o zumbido e as hipersensibilidades auditivas.

Essa campanha nacional tem o objetivo de alertar e conscientizar sobre a ‘Quadrilha do Ouvido’ (Zumbido, Misofonia e Hiperacusia) por meio de informações que são passadas em todos os canais de comunicação do Instituto Ganz Sanchez e seus parceiros.

Outra função da campanha é chamar atenção para o aumento expressivo do número de casos de problemas no ouvido, aparecidos durante a quarentena, o quanto eles afetam a qualidade de vida, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce.

Os principais fatores são:

A otorrinolaringologista e idealizadora da campanha alerta: “Minhas observações durante atendimento clínico, presencial ou telemedicina, durante a pandemia me trazem a certeza desse aumento dos sintomas. Veja:

1) a marcação de consultas médicas sobre zumbido e hipersensibilidades auditivas – considerando que somos um centro especializado de atendimento, pesquisa e divulgação, teve um aumento sem precedentes, gerando uma espera de dois meses para o atendimento;

2) cerca de 60% dos pacientes atendidos declaram que os sintomas COMEÇARAM OU PIORARAM em 2020, seja pelo isolamento social imposto no início do ano, seja pela própria Covid-19 e, em menor quantidade, pela vacina. Apenas 40% dos pacientes atuais dizem que já tinham sintomas antes da pandemia e não perceberam diferença neles.

Fato que levou a especialista a considerar a necessidade de incluir a pandemia como tema na campanha deste ano.

16a edição do Novembro Laranja – Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, Misofonia e Hiperacusia– suas implicações na saúde e o aumento de sua incidência durante a pandemia.

 Objetivos:

Muitas pessoas desconhecem os sintomas da Quadrilha do Ouvido:

Nossa pesquisa de 2016 mostrou que as pessoas com Misofonia também apresentaram, na opinião delas, os seguintes problemas (em ordem decrescente): ansiedade, zumbido, transtorno obsessivo compulsivo, hiperacusia e perda auditiva.

Sobre a 16ª edição da Campanha do Novembro Laranja

Evento 100% digital, com a participação de médicose outros profissionais da saúde dos quatro cantos do Brasil, como um movimento para a popularização da preocupante realidade do aumento de zumbido e hipersensibilidades auditivas, sintomas ainda pouco conhecidos que impactam a vida de milhões de brasileiros.

Todo conteúdo fica disponibilizados em nossas redes sociais – @zumbidonoouvido e Facebook.com/institutoganzsanchez, além de lives com pacientes que conquistaram a cura e bate papo com profissionais da área da saúde.

Disponibilizamos nossos materiais de divulgação para profissionais de outras cidades fazerem download e implantarem ações locais (material disponível em www.institutoganzsanchez.com.br/novembrolaranja).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile