Setor de franquias deve crescer quase 20% em 2022

Franquia Face Doctor, clínica de estética facial, tem previsão de crescimento de 30% em 2022 - Foto: Magnus Nascimento

Com um crescimento esperado de 19% no faturamento para o final do ano de 2022 e com as franquias do Nordeste mantendo a recuperação no 3º trimestre de 2021, investidores apostam em vários fatores antes de ingressar com operações franqueadas no Rio Grande do Norte. Para 2022, são várias as marcas que já possuem contratos fechados para atuar no mercado potiguar. Fatores como velocidade, marketing coletivo e a reputação no mercado são alguns dos motivos que atraem os empresários.

Quem abriu uma unidade franqueada em 2021 no Rio Grande do Norte foi o paraibano Danilo Lins, com a Face Doctor, clínica de estética especializada em rejuvenescimento facial com atuação em outros nove estados. Localizada no Tirol, em Natal, a clínica tem projeção de crescimento de 30% para 2022, e o empresário já avalia uma nova unidade da franquia para Mossoró.

Segundo o gerente, o balancete dos seis primeiros meses tem superado as expectativas. “Minha esposa já trabalhava na unidade de João Pessoa e como ela desenvolvia trabalhos na unidade, acompanhamos o desenvolvimento da franquia e surgiu a oportunidade de abrir em Natal, capital próxima. Como já tínhamos o suporte, nos mudamos e abrimos. O know-how, com modelo testado e aprovado, em relação ao desenvolvimento dos serviços. E ainda mais esse produto é mais interessante se ter esse conhecimento e suporte para ter de acelerar mais o processo de aprendizado”, explica o proprietário.

Outra franquia que o mercado potiguar é a Mais 1 Café, de Curitiba (PR), que atua no mercado há dois anos e já tem 20 operações com contratos assinados para atuação no Rio Grande do Norte em 2022, em cidades como Natal, Mossoró, Santa Cruz, na praia de Maracajaú (Maxaranguape), entre outras. O projeto é terminar 2022 com 50 operações. A rede pretende fechar 2021 com um faturamento de R$ 40 milhões e 450 unidades.

“Hoje o franqueado conta com todo o suporte, facilidade na gestão do negócio, que é enxuto e pequeno, com apenas dois funcionários, sistema de gestão completo, acesso a todos os fornecedores homologados, então fazer pedido é muito fácil”, explica o diretor de expansão da empresa, Alan Parise, acrescentando que o investimento inicial é de R$ 150 mil, com estoque. A ideia do espaço é ser um café rápido, sem necessidade do cliente sentar e aguardar seu pedido. Além do RN, estão previstas unidades no Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Outra empresa com expectativa de entrar no RN em 2022 é a Anjos Colchões & Sofás, que já possui nove unidades no Nordeste e deseja abrir mais 40 até o final de 2022. A rede especializada em sofás e colchões tem como investimento inicial o valor de R$300 mil, está presente em 15 estados do país com 150 lojas.

“Já temos contatos e, como Natal é uma cidade grande e próspera, esperamos abrir uma mega loja na capital potiguar e da própria franquia. Já está definido isso. No começo do ano que vem, vamos buscar algum imóvel para começar essa operação em Natal”, comenta o diretor de franquias, Leonardo dos Anjos.

Desempenho em alta

O mercado de franquias manteve no 3º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 3º tri de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano.

A variação foi de -6,9% de 2019 para 2020 e de +7,8% para 2021. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 0,4%. Na Região Nordeste, o cenário é semelhante e aponta um crescimento de 13,4% no faturamento geral do setor, com mais de R$ 7 bilhões de receita. O dado é superior à variação do ano passado, frente a 2019, que foi de -4%. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 8,9%. Já em número de unidades, o mercado da Região expandiu mais de 1,7%, com 24.751 operações.

O maior número das unidades de franquias da Região está nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (23,2%), Serviços e Outros Negócios (20,6%) e Alimentação Food Service (13,7%), o que demonstra a diversidade e a versatilidade da franchising do Nordeste.

Crédito da Foto: Magnus Nascimento

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile