Prazo para inscrição no processo seletivo do Censo 2022 encerra às 16h desta sexta (21)

Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou o prazo para a realização das inscrições no processo que vai selecionar os trabalhadores que vão realizar o Censo Demográfico 2022 em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site da FGV até as 16h desta sexta-feira (21).

Ainda há vagas (mais de 260) para atuar como Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. Os candidatos farão prova objetiva de múltipla escolha, prevista para o dia 10/04. A previsão é que o resultado seja publicado em 20 de maio. Para as vagas de recenseador, é necessário ter ensino fundamental completo, já para as funções de ACS e ACM a exigência é que os candidatos tenham concluído o ensino médio.

O que é o Censo Demográfico?

O recenseamento é realizado a cada 10 anos pelo IBGE e é vital para nortear diversas ações estratégicas em todas as esferas de governo. Os dados coletados servem, por exemplo, de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é, para grande parte das cidades brasileiras, a principal receita. O Censo não foi realizado em 2020 devido à pandemia da Covid-19 nem em 2021 devido ao contingenciamento de recursos. O IBGE prevê que os trabalhos de campo do Censo Demográfico 2022 sejam iniciados no próximo mês de junho e que durem cerca de 3 meses.

Imagem: Divulgação

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile