UFRN atualiza parlamentares sobre situação do RU

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu a visita da deputada Isolda Dantas e da vereadora Brisa Bracchi, na tarde desta quarta-feira, 6. O reitor José Daniel Diniz Melo e os pró-reitores de Assuntos Estudantis (Proae), Edmilson Lopes Junior e José Pereira Melo, receberam as parlamentares, para discutir parcerias com a instituição e assuntos relacionados à assistência estudantil. Na ocasião, houve ainda o anúncio da destinação de emendas para o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) e para pesquisa sobre a saúde da população LGBTI.

A vereadora Brisa Bracchi e a deputada Isolda Dantas relataram a preocupação com a reabertura do RU, considerando que nos últimos anos houve aumento da pobreza e da insegurança alimentar da população. Outra pauta do encontro foi a comunicação sobre a destinação de emendas parlamentares para o mobiliário do PAX, bem como para pesquisas científicas sobre o tema da saúde da população LGBTI no município de Natal.

Foto: Williane Silva

O reitor Daniel Diniz agradeceu a atenção das parlamentares ao planejar a destinação de emendas para ações importantes na UFRN. Sobre o RU-UFRN, o gestor relatou que todos os esforços foram feitos no intuito de reabrir a unidade, esclarecendo que o maior entrave está relacionado à aquisição dos gêneros alimentícios, em virtude do aumento dos preços. Dessa forma, quando a Universidade realiza a tomada de preço e abre a licitação, os valores apresentados já se encontram defasados, em virtude da inflação, e os fornecedores não efetuam a venda para a instituição.

Diante dessa dificuldade, o pró-reitor Edmilson Lopes explicou que conversou com a representação estudantil, no início do ano, para expor a situação e buscar soluções. Para tanto, em comum acordo, decidiu-se pela oferta do auxílio alimentação no valor de até R$ 530,00 aos alunos que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício foi aprovado por unanimidade de votos no Conselho de Administração (Consad), em 17 de fevereiro, bem como os demais recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Imagem: Reprodução

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile