Governo do RN abre Circuito de Exposições Agropecuárias em Currais Novos

Depois de dois anos sem realização presencial em virtude da pandemia da Covid-19, o Circuito de Exposições Agropecuárias é retomado no Rio Grande do Norte. Neste sábado (09), a governadora Fátima Bezerra visitou a 23ª Exponovos (Exposição Agropecuária de Currais Novos). A feira, que teve início no último dia 5 e segue até este domingo(10), abre o Circuito de Exposições Agropecuárias de 2022, que vai passar por 25 municípios potiguares, com investimento de cerca de R$ 4 milhões.

O evento, o maior do Nordeste e o maior já promovido no Estado, é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC).

“O governo está fazendo o seu papel. Vamos percorrer todas as regiões do Rio Grande do Norte para que possamos desenvolver cada vez mais as atividades produtivas que integram as Exposições Agropecuárias. O fundamental é, com isso, fomentar as economias locais e garantir dignidade ao nosso povo”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Fátima Bezerra: é fundamental fomentar a economia e proporcionar dignidade para o povo do RN

O prefeito do município de Currais Novos, Odon Júnior, destacou a importância da Exposição para a economia. “A Exponovos está movimentando mais de R$ 3 milhões na economia só este fim de semana, em negócios e no comércio local”. O chefe do executivo municipal destacou, ainda, o “sucesso do evento, da parceria prefeitura, Governo do Estado, criadores e empresas, realizando essa grandiosa Exponovos”.

“Depois de dois anos muito difíceis com a pandemia, abrimos o maior calendário de Exposições Agropecuárias do Nordeste aqui em Currais Novos”, avaliou o secretário da Sape, Guilherme Moraes Saldanha. O gestor destacou a importância econômica da ampliação do número de Exposições pelo Governo do RN que nesta edição realiza o maior Circuito já realizado no Estado. “Isto é movimento da economia”, pontuou.

Reunindo mais de mil animais entre ovinos, bovinos e caprinos, a 23ª Exponovos deve movimentar cerca de 2,5 milhões em negócios até o final da feira, neste domingo (10). Um dos destaques desta edição é o Torneio Leiteiro Bovino e o Julgamento de Raças. Além disso, a programação contempla apresentações culturais, shows musicais e feiras de negócios.

Acompanharam a governadora o vice-governador Antenor Roberto, o presidente da ANORC, Marcelo Passos, o diretor geral do Idiarn, Mário Manso, o diretor presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão, o secretário adjunto da Sedraf. Lucenilson Ângelo, o diretor presidente da Emater, César Oliveira, e o secretário adjunto da Sape, Marcelo Junior.

Participaram, ainda, a vice-prefeita do município de Currais Novos, Ana Albuquerque, o deputado estadual Francisco do PT, e vereadores da região.

Governo do RN na Exponovos

A SAPE armou uma estrutura de estande durante os dias da Exposição que serviu como apoio para a Emparn, Idiarn e Emater. O Idiarn ficou responsável pela fiscalização e recepção dos animais, e a Emparn  por uma programação científica, com palestras sobre avicultura, palma forrageira e pragas.

Além disso, no estande é feita a comercialização de produtos com genética e qualidade. Outro destaque também no estande da Emparn e a distribuição de 2.500 raquetes de Palma Forrageira.

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) estará presente em Currais Novos realizando o cadastramento de usuários de água do município e região.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater) tem um escritório móvel, na sede do Idiarn (dentro do Parque José Bezerra de Araújo), de 8h às 14h.

No escritório da Emater, em funcionamento uma UTD (unidade técnica demonstrativa do plantio de palma, milho, capiaçu e barragem subterrânea). Destaque, também, para a distribuição de mudas de espécies frutíferas e florestais além da participação no torneio leiteiro com avaliadores.

Imagens: Sandro Menezes

Fonte: Assecom/RN

Sair da versão mobile