STTU anuncia nova linha de ônibus para a Zona Norte de Natal

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A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal anunciou a criação de uma nova linha de ônibus no sistema de transporte público da capital. A ordem de serviço da linha 593 passa a valer a partir da próxima segunda-feira (30).

Segundo a prefeitura, a operação vai contar com 14 viagens diárias, numa extensão de 14,38 km por percurso e com tempo médio de 45 minutos para o total do trajeto.

A nova linha tem objetivo de suprir principalmente a demanda do Residencial Redinha, que estava desabastecido de meios de transporte público.

Ainda de acordo com a STTU, o itinerário de ida será realizado com saída do terminal na Rua Cristais de Gelo, Av. O Dr. João Medeiros Filho, Moema Tinôco, rua Jorge Tavares da Silva, Willian Marinho, onde retoma novamente a João Medeiros Filho, Av. Guadalupe, Rua Ilhéus, Av. Maranguape e Av. das Fronteiras.

Na volta, o itinerário será realizado pela Av. das Fronteiras, seguindo pela Florianópolis, Ilhéus, Av. Guadalupe, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Governador Antônio Melo de Souza, rua Prímulas, Rua Construtor Severino Bezerra Galvão e chegada no terminal da rua Cristais de Gelo.

Linhas devolvidas

Recorrentes decisões da Justiça do Rio Grande do Norte têm determinado o retorno de linhas de ônibus suspensas em Natal ao longo dos últimos meses, no entanto, a população segue sem os serviços.

Levantamento feito em março, junto à STTU, apontou que desde o início da pandemia um terço das linhas de ônibus que circulavam na capital potiguar deixou de existir.

Mesmos após as decisões da Justiça, as empresas continuaram suspendendo operações de linhas na capital.

O transporte público da capital nunca foi licitado e funciona em esquema de autorização do poder público para funcionamento das empresas.

A última previsão de lançamento do edital de licitação era março de 2022, no entanto, a prefeitura adiou novamente o processo, sem anunciar novo prazo.

Ainda em março, o sindicato que representa as empresas alegou que o preço da passagem não cobre os custos e cobrou ajuda no custeio ou aumento da tarifa, ameaçando paralisar novas linhas – o que de fato aconteceu em maio. A passagem da capital custa R$ 4.

Imagem: Gabriel Romain

Fonte: G1 RN

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