Acervo do CCTV recebe imagem de Xavante naufragado no litoral de Parnamirim

O Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) está com uma novidade no seu projeto de expansão, em breve o acervo de imagens receberá fotos e vídeos de peças de uma Aeronave Xavante da Força Aérea Brasileira (FAB), do período de 1985, encontradas no litoral de Parnamirim.

O material foi descoberto pelo especialista em mergulho certificado pela PADI, Paul Bouffis, que faz parte da equipe do CCTV responsável pelo projeto denominado Arqueologia Aérea Submarina. O objetivo do projeto é encontrar aeronaves que caíram no litoral do RN.

As peças encontradas darão origem à uma coleção de fotos e vídeos que estarão expostos no Centro Cultural. O projeto já possui um mapeamento marítimo para identificar cerca de 10 aeronaves desaparecidas durante a 2ª Guerra Mundial.

De acordo com informações da equipe, a Constituição Brasileira não autoriza a retirada dessas peças, pois compõem o patrimônio cultural subaquático nacional. No caso, todo material resultante de naufrágio é administrado pela união, através da Marinha Brasileira, e o seu manuseio ou retirada não autorizados constitui crime contra o patrimônio.

Entre as partes do Xavante da FAB, foram encontrados um pedaço da asa, trem de pouso, horizonte artificial (instrumento de painel) e cabos elétricos. De acordo com o diretor administrativo do CCTV, Rayrakson Alves, o Centro Cultural já possui algumas peças de aeronaves identificadas no mar do RN na época da guerra, inclusive uma metralhadora calibre 50 de um avião não identificada que caiu em Pium.

Imagens: CCTV

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile