Confira receita de um delicioso pudim de milho verde

Publicidade

Toda festa junina tem que ter pratos à base de milho verde. O gastrólogo Alexandre Dantas resolveu inovar na receita do Intertv Rural desse domingo (19), trazendo um pudim feito com milho verde, que mistura a leveza dessa sobremesa doce com o sabor marcante do milho.

O prato leva apenas 6 ingredientes e é feito no liquidificador. O resultado é um doce saboroso e com gostinho de festa junina.

Ingredientes

Para a massa

  • 200 g de grãos de milho ou os grãos de uma espiga de milho grande
  • 3 ovos
  • 395 g ou 1 lata de leite condensado
  • 350 ml de leite integral ou a mesma medida da lata do leite condensado

Calda

  • 160 g ou 1 xícara de açúcar
  • 80 ml ou ½ xícara de água

Modo de preparo

Vamos utilizar o milho in natura. Vamos evitar o milho enlatado, porque o resultado será diferente. O ideal é que o milho não esteja nem muito verde e nem muito maduro. Ou seja, no ponto de maturação intermediário.

Começamos o preparo pela calda. Vamos escolher uma forma de furo no meio e colocar dentro dela todo o açúcar e a água. Na sequência, vamos levar essa forma ao fogo, até que a mistura levante fervura.

Quando a calda ferver, vamos ficar observando, sempre em fogo baixo, até que a calda fique na coloração dourada (parecida com a cor de refrigerante de guaraná). Cerca de 7 minutos depois, ela chega no ponto e é hora de desligar a chama e espalhar a calda por toda forma com a ajuda de uma colher ou espátula e vamos reservar.

Para preparar a massa do pudim, vamos usar o liquidificador. Primeiro vamos adicionar os grãos de milho e o leite. Vamos processar os dois ingredientes por cerca de 3 minutos e passar a mistura por uma peneira para tirar as fibras do milho. Essas fibras podem ser desprezadas.

Após extrair a parte líquida, usaremos novamente o liquidificador. Vamos processar a mistura de milho e leite, já peneirada, o leite condensado e os ovos. Devemos bater por cerca de 2 minutos e a massa estará pronta para assar.

Essa mistura deve ser colocada dentro da forma já caramelada. Em seguida, vamos assar o pudim em banho maria. Para isso, o ideal é colocar a forma com o pudim dentro de uma assadeira de diâmetro maior. Vamos envolver a forma do pudim com papel-alumínio e em seguida levar ao forno. Quando a assadeira estiver no forno, vamos despejar a água fervente dentro pra que possa assar no banho maria. O preparo deve ficar no forno preaquecido a 230° por cerca de 1h30.

Para saber se está no ponto, vamos espetar o pudim com um palito e se o palito sair limpo, estará no ponto. Após esfriar, já podemos desenformar o pudim. Quem preferir pode também resfriar antes de servir.

Imagem: Reprodução

Fonte: G1 RN

Sair da versão mobile