Idema explica o que ocasionou bloco de mato na Lagoa de Extremoz

Publicidade

Na manhã desta terça-feira, 09, um bloco de mato foi encontrado dentro da Lagoa de Extremoz, município do RN. o O acontecimento foi registrado por moradores do local e vídeos circularam pela web. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) emitiu uma nota sobre a situação.

“O surgimento da placa de vegetação na Lagoa de Extremoz é consequência do fenômeno de eutrofização de alguns corpos de água, onde ocorre uma maior proliferação de plantas aquáticas”, explicou o órgão. “Devido à concentração de matéria orgânica, grandes colônias de planta se formam, e nessa época de muita chuva, as colônias conseguem se desprender e formar ilhas flutuantes. Biólogos do órgão ambiental perceberam esse fenômeno, recentemente, no Rio Apodi-Mossoró. Na época das cheias, esses bancos de aguapé (Eichhornia crassipes) chegavam até a desembocadura do rio, transportando a carga de planta de um local para outro.”

O Idema ainda esclarece que na manhã desta terça-feira, o9, enviou técnicos do setor de Fiscalização até a Lagoa de Extremoz para coletar uma amostragem da vegetação e averiguar a espécie da planta aquática.

Imagem: ME Drone

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile