Eleições 2022 – Senado: Carlos Eduardo lidera na Grande Natal com 30% contra 22% de Rogério, aponta Exatus

Publicidade

Segue a disputa polarizada pela única vaga de senador pelo Rio Grande do Norte. Após receber um vídeo com o ex-presidente Lula (PT) declarando apoio, Carlos Eduardo (PDT) ampliou sua vantagem sobre o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), Rogério Marinho (PL), segundo nova pesquisa EXATUS contratada pelo AGORA RN.

Na Região Metropolitana, onde se concentram 44% dos eleitores do Estado, Carlos Eduardo abriu 7 pontos de maioria sobre Rogério. O ex-prefeito lidera com 30,24%, contra 22,65% de Rogério, com 15,06% de indecisos e 19,37% de banco/nulo.

Em 2018, Carlos Eduardo disputou o Governo do Estado e só venceu em Natal e Parnamirim. Agora, pela nova pesquisa Exatus, ele cresceu também no interior, teoricamente puxado por Lula e pela governadora Fátima Bezerra, que ameaça levar a vitória daqui a 15 dias, em todas as pesquisas.

Hoje, Rogério tem o apoio dos prefeitos de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, São José do Mipibu e Maxaranguape, na região Metropolitana. Carlos Eduardo só conta com o apoio do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Erado Paiva, do PT.

Faltando 15 dias para as urnas, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, terá sua maior “missão eleitoral”, que é diminuir a vitória do ex-prefeito do PDT na capital. Mas, nos bastidores, ele hoje é voltado para eleger o filho Adjuto Dias deputado estadual, enfrentando uma crise na nominata do MDB. Adjuto precisa reunir na nominata cerca de 70 mil votos. Não será tão fácil.

Nas regiões Alto, Médio e Oeste, Carlos empata com 19,91%, contra 16,37% de Rogério e 3,98% de Rafael. Já no Médio Oeste, cidades vizinhas a Apodi, Rogério empata com vantagem numérica 23,75% contra 20% de Carlos e 10% de Rafael. Já no Alto Oeste, próximo a Pau dos Ferros, Carlos abre 30,43%, Rogério apareceu com 15,94% e Rafael com 8,70%. Nessas regiões, o indeciso tem mais de 20% em cada.

Agreste

Próximo a Nova Cruz e cidades vizinhas a Canguaretama, Carlos lidera com 26,15%. Nessa região, Rogério perde, mesmo tendo o apoio de quase todos os prefeitos. O senador de Bolsonaro tem 19,27%. Depois da região Metropolitana e do Oeste, o Agreste é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado.

Seridó

Na região que tem Caicó e Currais Novos como maiores cidades, Carlos aparece agora com 19,39% e Rogério tem 15,76%. Mesmo com os apoios da grande maioria dos prefeitos desta região, Rogério perderia nas urnas para o senador do PDT hoje. Rafael Motta aparece com 9,09% e 35,15% não sabe ainda o voto de senador. Foi um dos maiores indices de indecisos.

Vale do Açu

Na região que tem o vice de Fábio Dantas, o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, Carlos do PT na frente com 17%. Rafael Motta aparece em segundo com 12% e Rogério tem 3%. Foram entrevistados eleitores de Assú, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu e Pendências. Só na capital do Vale foram 47 entrevistas.

Salineira

Na região foram ouvidos eleitores de Macau, Areia Branca e Guamaré. Carlos lidera nessas cidades com 22,03%. Rafael teve 6,78% e Rogério somou 3,39%. Rogério tem o apoio dos três prefeitos dessas cidades.

Trairi

Na região do entorno de Santa Cruz, onde o deputado Tomba Farias apoia Rogério Marinho, quem abre dianteira é Carlos Eduardo com 22,81%. O senador de Bolsonaro empata com Rafael Motta: 15,79% cada. Foi surprrendente esse dado na região do entorno de Santa Cruz.

Potengi

Na região onde todos os prefeitos apoiam Rogério, Carlos também aparece na frente com folga: 35,71%. Rogério teve 17,86% e Rafael foi citado por 3,57%. Nessa região foram entrevistados 28 eleitores distribuídos em Bom Jesus, São Paulo do Potengi e São Tomé, terra administrada pelo presidente da Femurn, Babá Pereira.

Imagem: José Aldenir

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile