Solenidade inaugura novidades no Museu Câmara Cascudo

Na tarde desta sexta-feira, 23, o Museu Câmara Cascudo inaugurou uma série de atrações para o público. A solenidade contou com a presença do professor Graco Viana, pró-reitor de Extensão, além de Ilana Chagas, Superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan-RN) e do diretor do Centro de Educação da UFRN, Jefferson Fernandes, dentre outras autoridades. O ato foi realizado de forma itinerante no Parque do Museu e no Pavilhão de Exposições.

No Parque do Museu, foram inauguradas o orquidário, com diversas espécies, incluindo a Cattleya granulosa – flor símbolo do RN; um viveiro de mudas de plantas alimentícias, medicinais e nativas da nossa região, como o Pau Brasil, além da sinalização botânica de 40 espécies de plantas presentes na área verde de cerca de sete mil metros quadrados. O trabalho é coordenado pela Profa. Iracema Miranda, chefe do Setor de Estudos Ambientais de MCC e conta com as parcerias da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte e do professor Leonardo Versieux, do Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN. Na área do Parque, ainda foram instalados dois cataventos do artista Zé de China, em uma parceria com o Centro de Educação.

Foto: João Leo/MCC-UFRN

O Pavilhão de Exposições recebeu uma instalação em homenagem à Luís da Câmara Cascudo, um dos fundadores do Museu. A obra conta com uma estátua em bronze representando o intelectual sustentado por sua obra, reconhecida internacionalmente por desvendar a cultura popular brasileira. Daliana Cascudo, filha do intelectual, representou a família na solenidade. A ação é fruto de uma parceria da Caurn e Sicoob.

A solenidade marcou ainda a abertura da exposição em homenagem à Luzia Dantas, escultora potiguar falecida em fevereiro, e, que vai destacar a obra da artista preservada no acervo do MCC. A mostra conta com 25 obras , talhadas em Imburana com temáticas sacras e profanas, com peças que representam a devoção católica, além do cotidiano do sertanejo, em uma das mais antigas coleções do museu, iniciada ainda nos anos 60, com o reconhecimento da sua arte por Veríssimo de Melo e Câmara Cascudo. A nova exposição conta com o apoio do Sesi-RN.

Todas as novas atrações serão abertas ao público ainda na noite desta sexta-feira e seguem disponíveis para visitação durante o fim de semana, em horários ampliados, no sábado, das 8h30 às 20h e no domingo, das 13h30 às 18h. A partir da próxima semana, a visitação retorna ao horário regular, de terça à sábado, das 8h30 às 17h. O Museu Câmara Cascudo fica na Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol.

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile