Natal recebe mutirão de mamografias no “Outubro Rosa”

Publicidade

O mês de outubro começou com a campanha que traz as cores em tons rosa e o alerta para as mulheres sobre o câncer de mama e a importância do tratamento precoce. A Prefeitura do Natal é parceira do Grupo Reviver, que realiza mutirão de mamografias e, durante este mês, levará sua unidade móvel Savana Galvão para diversas regiões da cidade.

Para o prefeito Álvaro Dias, “a parceria é de grande importância. O câncer de mama é o que mais mata mulheres e precisamos oferecer a oportunidade do diagnóstico precoce. O município de Natal está empenhado em poder contribuir para diminuir os números negativos”, afirmou.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres. De acordo com a diretora do Reviver, Ana Tereza Mota, no ano de 2021, o grupo fez aproximadamente 12.600 exames, onde mais de nove mil foram normais e cerca de três mil, com alterações. “Nós sabemos que essas três mil mulheres foram salvas de alguma forma com nossa ajuda. Por que não significa que elas tinham o câncer, mas que existia alguma anomalia”, comentou.

Ainda de acordo com a diretora Ana Tereza, a mamografia é o único exame que diagnostica nódulos muito pequenos, dando a oportunidade de detectá-lo precocemente. O câncer de mama não tem prevenção. Com isso, exige ação preventiva. “À medida que ele é detectado em tamanho mais avançado, as chances de cura vão diminuindo”, disse.

Esta é uma preocupação de Maria de Fátima de Lima Tavares, 48. Ela nunca realizou o exame e aguardava na fila para realizá-lo. “Estou um pouco ansiosa por que é a primeira vez que vou realizar a mamografia. Eu sei que é importante, me descuidei. A partir de agora, farei todo ano. Esse mutirão é muito bom por que está me dando essa oportunidade”, relatou. Após o diagnóstico do nódulo, a paciente é encaminhada para a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer ou para a Maternidade Escola Januário Cicco para acompanhamento.

Na próxima semana (17.10 a 21.10), a unidade móvel Savana Galvão estará no bairro Felipe Camarão, na USF KM 06. No sábado (22), a equipe estará no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), que fica na rua Prefeita Eliane Barros, nº 2000. Na semana seguinte (24.10 a 28.10), a unidade móvel estará no município de Assu e retorna, no final do mês, para encerramento na Escola de Governo, no Centro Administrativo, entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro.

O perfil para realização de mamografias são mulheres acima de 40 anos. Elas podem procurar o local com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessário requisição de exame para receber o atendimento, que é gratuito e estará disponível no horário das 7h30 às 16h.
Parceria

A parceria do Grupo Reviver com a Prefeitura do Natal surgiu em 2017, quando houve uma chamada pública para mamografias. “Ganhamos a chamada pública para fazer 1.500 exames / mês. A parceria foi crescente. O executivo municipal é um grande parceiro, pagando em dia todos os meses. Nossa meta é adquirir nova unidade para percorremos o interior com outra equipe”, disse Ana Tereza Mota.
Grupo Reviver

O grupo surgiu em 2012 com palestras para conscientizar sobre a importância da realização dos exames. Em 2015, começaram as mamografias, ainda com carro alugado. Em 2019, o grupo adquiriu a unidade móvel própria. Com isso, é possível realizar mamografias todos os dias, atingindo cerca de 1.300 exames por mês.

Imagem: Joana Lima

Fonte: Secom/Natal

Sair da versão mobile