Prefeito de Parnamirim assina Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Guarda Municipal

O Prefeito Rosano Taveira assinou na manhã desta sexta-feira (21), no auditório do Centro Administrativo, o Plano de Cargo, Carreiras e Salários para os servidores ocupantes do cargo de Guarda Municipal de Parnamirim. O objetivo é garantir e valorizar os direitos dos profissionais da segurança, os quais desempenham um papel de suma importância para o município.

Estiveram presentes, no evento, a vice-prefeita Kátia Pires, o secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), Marcondes Pinheiro, o chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, o comandante da Guarda Municipal, Capitão Torres, a corregedora da Guarda Municipal, Keylla Afonso, a secretária de Assistência Social (Semas), Alda Lêda Taveira, e sua adjunta, Marta Lopes, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França, além dos vereadores Vavá Azevedo, Binho de Ambrósio e Thiago Fernandes.

O Prefeito Rosano Taveira explica a importância da Guarda Municipal para o município. “A Guarda Municipal é um patrimônio de Parnamirim e merece valorização, pois faz parte de um complexo que faz gestão funcionar e prestar um bom serviço à população. Afirmo aos agentes que trabalhem de forma que atendam nossos munícipes da maneira que eles gostariam que suas famílias fossem atendidas. A partir de agora existe uma comissão independente, composta por uma equipe neutra e de várias categorias, a qual irá analisar não só o plano da GM, como qualquer um que entrar. Em poucos anos de implantação, os agentes da Guarda Municipal são os primeiros a receber o plano, porque dão retorno positivo à população, realizando um trabalho de excelência”, disse.

A Guarda Municipal de Parnamirim possui mais de dois anos de implantação e já conta com diversas ocorrências atendidas. A atuação dos agentes tem gerado intervenções bem-sucedidas em todos os bairros da cidade, conquistando a aprovação e o respeito da população residente, que hoje reconhece a relevância da presença dos agentes nas ruas e avenidas de Parnamirim.
De acordo com secretário de Segurança, Marcondes Pinheiro, a assinatura do PCCS é uma grande conquista para a categoria, demonstrando valorização e respeito aos profissionais. “A decisão do Prefeito Rosano Taveira de assinar o Plano de Cargos da Guarda Municipal, sem dúvidas, trará o benefícios não apenas remuneratórios, mas de elevação da auto estima e de aguçamento da responsabilidade com a prestação de serviço que todos têm, por lei de prestar ao parnamirinense a segurança pública. Além do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos agentes, não tenho dúvidas que cada vez mais esse trabalho será aperfeiçoado, porque valorizamos os servidores e só temos a ganhar enquanto segurança pública”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal, Capitão Torres, explica que a assinatura do PCCS da GM representa o incentivo ao trabalho dos profissionais. “O Plano tem trazido um estímulo muito grande, além da valorização da categoria, e nós somos gratos às autoridades que conduziram, aprovaram e assinaram até o final, como hoje. Havia uma grande evasão nos cargos, devido aos outros concursos em que os guardas foram aprovados, alguns já estavam saindo, e o Plano de Cargos tem feito diferença, pois alguns guardas já estão indecisos em relação aos outros concursos e muitos já optaram por permanecer na GM. Dois guardas foram aprovados na Polícia Penal Federal e optaram por permanecer na Guarda, assim como um na Polícia Militar da Paraíba e um na Polícia Civil do Rio Grande do Norte. É um engrandecimento para nós, da Guarda Municipal e um favorecimento aos nossos profissionais e, principalmente ao município, que ganha com a qualidade dos nossos agentes”, falou.

O executivo municipal reconhece a importância da GM e, inclusive, reforçou a instituição recentemente com uma nova sede, viaturas e motocicletas para compor a ronda escolar. A Guarda Municipal está nas ruas cumprindo o seu papel, apoiando as forças de segurança e zelando pela ordem e tranquilidade dos parnamirinenses.

Durante os patrulhamentos da Guarda Municipal, já foram resgatados animais em situações de maus tratos, drogas e armas foram retiradas de circulação, foragidos da justiça foram presos e incontáveis veículos recuperados na cidade, alguns desses serviços realizados junto ao 3º Batalhão de Polícia Militar, um importante parceiro do órgão municipal e da população.

Além das rondas em viaturas e motocicletas, os agentes da GM podem ser encontrados também em patrulhamento a pé, como no centro da cidade: uma área de grande circulação de pedestres, propícia a pequenos crimes, como furto de carteiras, bolsas e celulares. Diversos delitos como esses já foram tanto evitados como tiveram os responsáveis identificados e conduzidos à autoridade policial, graças à atuação dos agentes da Guarda Municipal, auxiliados pelos profissionais da Central de Operações Integrada (COI), que têm à sua disposição as imagens das câmeras que monitoram as vias públicas da cidade.

Johan Carlos, Guarda Municipal que também foi responsável pela proposta, explica como surgiu a proposta do PCCS. “O Plano de Cargos é uma luta que começou há dois anos, muito cedo já discutimos sobre o assunto, mas percebemos que para ter essa valorização, teríamos o dever de valorizar o nosso serviço, então trabalhamos muito duro por essa conquista. Fomos às ruas, demos o nosso melhor, ajudamos nossa população, para mostrar ao município que viemos para contribuir. Iniciamos essa batalha pelo Plano de Cargos e a Prefeitura nos ajudou, dando condições para trabalhar, nos recebeu, negociou e a pauta seguiu até chegar neste dia.

Foi um trabalho em equipe, tanto da gestão, que deu os recursos necessários e trabalhou conosco, quanto da própria GM, com a comissão para discutir o Plano, além dos próprios guardas na rua, ajudando, no tático, ambiental, administrativo e comunitário, então foi um serviço em conjunto para que chegássemos aqui”, disse.

O Plano de Carreira da Guarda Municipal é constituído por um quadro composto do cargo único de Guarda Municipal, cujos ocupantes são distribuídos em funções de carreira, nos termos da lei. Para ter acesso a Lei Complementar nº 226, de 21 de outubro de 2022, basta acessar o link do Diário Oficial do Município.

Imagens: Ney Douglas

Fonte: ASCOM/Parnamirim

Sair da versão mobile