Covid dispara e RN tem 997 casos confirmados em 24h; busca por vacina também cresce

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) divulgou em novo boletim desta sexta-feira 2 o aumento de casos confirmados em relação à covid-19. Nas últimas 24h, 997 testaram positivo para a doença. Além disso, um óbito foi confirmado, na cidade de Água Nova.

Os casos confirmados de Covid aumentaram há duas semanas. No dia 17 de novembro, foram registrados 164 testagens positivas. Já nesta quinta-feira 1º, o número chegou a 816, o que ocasionou um aumento de 400%. 

Com esse novo boletim, o Rio Grande do Norte chega a 566.874 casos confirmados e 8.500 óbitos desde o início da pandemia.

Aumento na procura por doses para Covid-19

A plataforma de saúde do RN + Vacina registrou aumento no número de buscas por doses para Covid.

De acordo com o relatório, de 2 a 30 de novembro foram registradas no RN + Vacina a aplicação de 84.880 doses, sendo 18.071 na primeira quinzena e 66.809 na segunda quinzena, o que representa um aumento de 369,70% na média de doses digitadas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima, explica que o aumento foi registrado principalmente na Região Metropolitana, mas em todos os municípios foi observado aumento da procura pela terceira e quarta dose, que já está liberada para todas as pessoas acima de 18 anos.

“A Sesap comemora o número de doses aplicadas nos últimos dias contra a covid-19 no RN, o que pode ser consequência de algumas estratégias de vacinação fora das unidades de saúde, facilitando o acesso da população, como exemplo, a vacinação dentro dos ambientes de trabalho através do projeto Minha Empresa Nota 10”.

O RN está atualmente com 85% da população em geral vacinada com as duas doses (D1 e D2) ou dose única, o que se considera como esquema completo. Em relação às faixas etárias, os maiores de 60 anos estão 100% com esquema completo, sendo que para este público estão disponíveis duas doses de reforço, além da terceira dose de reforço para os maiores de 80 anos.

A faixa etária de 18 a 59 anos tem 85% do público-alvo com a campanha de vacinação completa e devem ir aos postos para receber duas doses de reforço. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 73% estão com o esquema completo, porém apenas 13% foram receber o reforço disponível.

Motivo para o aumento de casos

Em entrevista ao AGORA RN, o pesquisador Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN afirmou que é possível que o aumento de casos pode ocorrer devido à introdução de novas variantes, BQ.1 e BN.1.5, descobertas recentemente em Natal e Parnamirim.

“Há no mundo todo uma leve subida de casos quando a gente compara com toda a história da Covid, principalmente quando se olha para o cenário do Rio Grande do Norte. Esse aumento de casos já era esperado, porque há a introdução dessas subvariantes e porque a população buscou fazer testes porque apresentam sintomas gripais”.

“A introdução dessas subvariantes irá ocorrer sempre. E quando essas variantes são detectadas no nosso estado, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, como é o caso, é porque elas já estavam circulando há um determinado tempo”, continuou o pesquisador.

Confira a entrevista completa com Ricardo Valetim aqui.

Remédio contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), distribuiu às oito Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte o medicamento Paxlovid, indicado para o tratamento da Covid-19 e aprovado para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano.

O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 22.500 comprimidos, que poderão ser utilizados para 750 tratamentos em adultos que não requerem oxigênio suplementar, mas que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave. O medicamento deve ser administrado após resultados positivos de teste viral direto de SARS-CoV-2, e no prazo máximo de cinco dias após o início dos sintomas.

Imagem: Jonathan Campos

Fonte: Agora RN

Sair da versão mobile