Campeonato Potiguar: Hora de medir as forças

Escrevendo um capítulo à parte no América, Wallace quer brilhar no clássico - Foto: Adriano Abreu

Bem diferente dos anos anteriores, quando os clássicos eram realizados entre a quarta e a quinta rodada, ABC e América vão medir forças na atual temporada logo na segunda rodada e o confronto dos dois clubes que obtiveram o acesso no Brasileirão do ano passado, promete prender a atenção dos torcedores, no estádio Frasqueirão. O duelo tem o início previsto para às 16h. A equipe alvirrubra tem uma baixa importante já confirmada, que é a do zagueiro e capitão Jean Pierre, já no ABC a expectativa é pela estreia dos nove atletas que ficaram fora da rodada de estreia, devido ao atraso nas regularizações.

Se por um lado, o treinador Leandro Sena terá a baixa do seu capitão, por outro, o comandante alvirrubro possui um elenco bastante homogêneo e promete mandar a campo, um grupo com força suficiente para encarar o ABC de igual para igual e lutar pela vitória, mesmo na condição de visitante.

Um ponto a ser observado neste confronto, é que quando entrar em campo, o América estará realizando o quarto jogo oficial da temporada, uma vez que enfrentou Moto Club-MA, CSA-AL (Copa do Nordeste) e o Força e Luz, na estreia do Estadual. Neste início de calendário inicial, os minutos jogados a mais pelos atletas, fazem toda diferença em relação ao ritmo de jogo.

Com relação a baixa de Jean Pierre e a dúvida se poderá contar ou não com o atacante Iago, não tirou a tranquilidade do treinador americano, que voltou a mostrar confiança no elenco montado pela diretoria.

“Gostaria muito de contar com os atletas, mas acho que temos um grupo que está querendo muito uma vaga de titular, tenho várias opções à disposição e que vêm mostrando interesse, além de uma desenvoltura muito boa. Seja quem for escolhido para entrar em campo no clássico, sabe que vai na condição de entregar o máximo dentro de campo para que o América consiga sair com um excelente resultado da partida”, disse Sena.

Um ponto que acabou o ano passado e iniciou 2023 de forma muito boa é o sistema defensivo, que nos três jogos oficiais já realizados, ainda não foi vazado. O melhor de tudo isso, é que entre os adversários enfrentados estava o CSA-AL, que apesar de ter sido rebaixado para Série C, ainda mantém uma equipe bastante competitiva e encontrou imensas dificuldades em furar a zaga alvirrubra, dentro da fase preliminar da Copa do Nordeste.

“A gente vem mostrando muita solidez defensiva desde 2022, conseguimos encaixar um estilo defensivo bastante forte, tanto no jogo área quanto por baixo. Esses méritos são dos atletas, que ao longo desse tempo trabalharam com muita dedicação para atingir esse nível. Até aqui acho que estamos conseguindo manter um equilíbrio entre os setores e posso dizer que a nossa parte ofensiva também vem funcionando bem. São nove gols em três jogos e sempre é importante ter um ataque bem engrenado, não é fácil uma equipe sair da pré-temporada com o setor ofensivo funcionando bem”, destacou.

Com relação a formação da equipe, a tendência é que a formação que goleou o Potyguar de Currais Novos, seja mantida contra o Alvinegro. Leandro Sena acredita que quanto menos modificar o grupo será melhor, uma vez que já existe um entrosamento natural, uma questão que pode fazer a diferença numa partida de muito equilíbrio técnico entre os adversários.

“Everton Sena, que fez o miolo de zaga ao lado de Édson Silva, e Norberto são peças que chegaram para qualificar o nosso elenco. Eles são habituados a defender grandes equipes, estão acostumados a grandes competições então à medida que forem tendo oportunidade vão crescer em termos de desempenho, lógico que a dupla ainda não se encontra no ápice da forma física  e técnica, mas são capazes de agregar experiência e valor. Em relação a Emerson, desde o ano passado eu sempre prestei muita atenção nele, por ser um jovem muito dedicado nos treinos. Além disso, possui uma característica interessante de velocidade e dribles rápidos. Então estamos atentos a tudo e a todos, nosso grupo é coeso e iremos entrar muito fortes”, ressaltou.

ABC

Se o América vem mostrando força da defesa, do lado abecedista que acompanha tudo muito de perto, atrás de descobrir brechas no sistema defensivo do adversário, é o atacante Felipe Garcia, que teve uma estreia dos sonhos com a camisa, quando necessitou de menos de 45 minutos para marcar seus primeiros gols pelo clube potiguar. Nem o jogador esperava um sucesso tão grande no primeiro jogo.

Felipe Garcia teve uma boa estreia e vive a expectativa de encarar o alvirrubro – Foto: Adriano Abreu

“Eu esperava poder chegar bem aqui no ABC e poder ajudar a equipe da melhor maneira, mas já marcar dois gols, na minha estreia e na primeira rodada da temporada, estava além das minhas expectativas, mas estou muito feliz e empolgado, vou buscar cada vez mais oportunidades para poder ajudar meu grupo. É um momento incrível”, disse.

Garcia começou a temporada com o pé direito, mesmo deslocado da posição onde está habituado a atuar. Por solicitação do treinador Fernando Marchiori, o atacante deixou de cair pelas extremas para atuar mais centralizado, realizando o papel de centroavante. O próprio jogador confessou que vem tendo alguns problemas de adaptação, mas que vem recebendo uma boa força dos companheiros de equipe.

Felipe chegou ao ABC no fim do ano passado como um dos grandes reforços para 2023, e acredita que sua estreia irá contribuir para que ele possa buscar, cada vez mais, seu espaço dentro do grupo para ajudar a equipe nos seus objetivos ao longo da temporada. A lista é longa, já que a intenção da comissão técnica é chegar bem no Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e na Série B.

“Quero e vou dar meu máximo para o ABC, para que possamos brigar lá em cima. Com certeza estou mais confiante após estrear desta maneira e usarei da melhor maneira como incentivo. Estou muito feliz e grato por estar aqui e tenho certeza que viverei momentos incríveis e de muito aprendizado. Vamos com tudo para esse clássico”.

Felipe Garcia está num duelo à parte com Wallace Pernambucano pela artilharia do Estadual. Tanto o “matador” abecedista quanto o americano balançaram a rede dos adversários duas vezes na rodada de estreia.

Marchiori é só elogios a Felipe Garcia, a quem aponta como um atleta na acepção da palavra, por ser muito dedicado e de bastante força física. “É um jogador com uma característica difícil de se encontrar, mas conseguimos fazer esse achado. Neste momento necessitamos apenas dar tempo para que o atleta continue evoluindo, nossa esperança é que Felipe Garcia melhore ainda mais”, afirmou o técnico.

O goleiro Welligton, repatriado pelo Alvinegro e que está iniciando a sua terceira passagem pela equipe, apesar de ter chegado de Angola, onde vinha atuando, em boas condições, não terá como participar do clássico uma vez que não está regularizado. Por se tratar de uma transferência internacional, a previsão é que o goleiro já esteja à disposição na estreia do clube na Copa do Nordeste, diante do Sport.

A melhor notícia que Fernando Marchiori ganhou foi que ele terá todos os jogadores do elenco à disposição para usar no clássico contra o América. O gerente de futebol Cleber Romualdo conseguiu resolver as pendências que restavam com o zagueiro Walber e com os atacantes Maycon Douglas e Paulinho Mocelin.

Crédito das Fotos: Adriano Abreu

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Sair da versão mobile