Nutrição preventiva ao câncer

Publicidade

O câncer é uma doença composta de uma série de mutações genéticas, que podem transformar células normais em células cancerígenas. As mutações genéticas incluem inativação de genes supressores de tumores e ativação de oncogenes. Essas mutações podem ser de origem genética, por fatores hormonais, metabólicos ou ambientais.

Os fatores ambientais são importantes, pois podem ser modificados e prevenidos, englobam nutrição, atividade física, saúde mental, agentes infecciosos, radiação, produtos químicos industriais, poluição, medicamentos, exposição a tabaco e bebidas alcoólicas.

Para instruir, de forma educativa, os usuários da Casa Durval Paiva (CDP) sobre prevenção de doenças e modo de vida saudável, é realizado um atendimento em grupo aos acompanhantes e pacientes, através do projeto “Educando para Nutrir”, tendo como responsável técnico o setor de nutrição. Essas atividades são realizadas por meio de palestras, vídeo aulas com os acompanhantes, apresentações lúdicas, culinária e passeioterapia com os pacientes.

Alguns alimentos, como os de origem vegetal são capazes de produzir apoptose, substâncias importantes para eliminar células supérfluas ou defeituosas, como as cancerígenas, por exemplo. Mantendo o equilíbrio do organismo, defendendo-o contra as células prejudicadas por vírus e que são estranhas para o corpo do indivíduo.

Estes compostos são encontrados no alho, alho-poró, cebola, cebolinha, brócolis, nabo, couve e rúcula. As frutas são importantes fontes de fibras, micronutrientes (vitaminas e minerais), e fitoquímicos (substâncias que conferem cor aos alimentos), que atuam na defesa contra as espécies reativas de oxigênio, que são responsáveis por danos ao DNA, regulação da diferenciação celular e, consequentemente, inibição do crescimento de células do câncer.

É recomendado o consumo de alimentos integrais, frutas, vegetais e leguminosas nas principais refeições, especificamente, 5 porções variadas de frutas e vegetais ao longo do dia, totalizando uma média de 400g no total.

A CDP contribui para a melhor qualidade alimentar dos pacientes, ofertando uma unidade de alimentação e nutrição UAN, coordenada por nutricionista, que distribui seis refeições ao dia, além de doação mensal de cesta básica, leite e suplemento em pó.

Imagem: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDP

Sair da versão mobile